Práticas de leitura: relações entre língua, texto e discurso

Autores

  • Agostinho Potenciano de Souza Faculdade de Letras/UFG.
  • Luana Alves Luterman Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Inhumas.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42327

Resumo

Buscamos contribuir para a formação de professores de Língua Portuguesa, indagando sobre as práticas de estágio e sua correlação com o que é estabelecido como características desse ofício. Para conhecermos o bem a que nos propomos, pesquisamos o histórico da disciplina (SOARES, 2002; RAZZINI, 2001) que se configura em nova formação discursiva (FOUCAULT, 2005) na linha das práticas de leitura e escrita, contrariando a formação anterior, voltada para o domínio da língua padrão. A partir de observações de estágios e dos relatórios daí gerados, constatamos que as práticas de ensino de Língua Portuguesa ainda estão distantes do que é proposto oficialmente.

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Biografia do Autor

Agostinho Potenciano de Souza, Faculdade de Letras/UFG.

Professor da Faculdade de Letras/UFG. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Inhumas.

Professora da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Inhumas. Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

SOUZA, A. P. de; LUTERMAN, L. A. Práticas de leitura: relações entre língua, texto e discurso. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 521–531, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42327. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42327. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escolas Criativas