O envolvimento acadêmico na busca pela formação de professores: uma experiência institucional do Pibid no Rio Grande do Sul

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).
  • Josiane Richter Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).
  • Mônia Kothe Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38220

Resumo

O tema abordado neste artigo é a dinâmica de transformação da realidade acadêmica vivenciada por estudantes de licenciatura, em decorrência da implantação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid –, da CAPES no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). A preocupação com a formação de professores com qualidade tem marcado a trajetória do ISEI, desde sua criação até nossos dias e, nesse contexto, a implantação do programa Pibid acabou fortalecendo esse objetivo. Em nossa análise, isso foi possível principalmente em virtude do maior tempo de permanência dos bolsistas na instituição e sua maior vinculação com o fazer pedagógico, objetivo principal do programa. Privilegiamos, aqui, as experiências de dois programas pouco difundidos ainda em nosso país, que são o Pibid de Música e Letras: Português-Alemão, sendo esse último um dos poucos existentes no Brasil.

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Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Coordenador Institucional do Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Josiane Richter, Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Coordenadora do Pibid – Letras: Alemão do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Mônia Kothe, Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Coordenadora do Pibid – Música do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

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Publicado

2015-10-23

Como Citar

GEVEHR, D. L.; RICHTER, J.; KOTHE, M. O envolvimento acadêmico na busca pela formação de professores: uma experiência institucional do Pibid no Rio Grande do Sul. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 79–98, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38220. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38220. Acesso em: 18 abr. 2024.