Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: perspectivas críticas ou técnicas?

Autores

  • Patrícia Magalhães Pinheiro
  • Rafaella Rodrigues Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26688

Resumo

Este artigo aborda as concepções de professores sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior e as práticas avaliativas que eles têm utilizado em suas aulas, bem como uma contraposição das concepções dos seus alunos com sua visão sobre o tema. Por meio de questionários, numa abordagem qualitativa, buscamos apontar as diferentes concepções que emergem do universo de cinco professores e 48 alunos, do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás. Apesar de percebermos grande recorrência da avaliação da aprendizagem como verificação e medição de conhecimentos, notamos também que concepções mais críticas em relação ao tema, pouco a pouco, são construídas nesse universo educativo, o que nos demonstra certo avanço em relação às práticas pedagógicas dos professores e, consequentemente, uma formação mais crítica dos alunos.

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Biografia do Autor

Patrícia Magalhães Pinheiro

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás.

Rafaella Rodrigues Santos

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2013-10-02

Como Citar

PINHEIRO, P. M.; SANTOS, R. R. Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: perspectivas críticas ou técnicas?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26688. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26688. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação Escolar