v. 26 n. 2 (2015): Dossiê: Mestrado Profissional, Formação Permanente e Vivencias na Educação Básica

					Visualizar v. 26 n. 2 (2015): Dossiê: Mestrado Profissional, Formação Permanente e Vivencias na Educação Básica
Publicado: 2015-10-26

Artigos

  • Saberes docentes na formação de professores para o ensino técnico

    Fernanda Rebeca Araújo da Silva, Rosa Oliveira Marins Azevedo
    19-35
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38294
  • Diálogos entre educação formal e não formal no ensino médio público: construção de documentários com temas sociocientíficos controversos da cidade de Piúma-ES

    Larissa Merizio de Carvalho, Sidnei Quezada Meireles Leite
    37-53
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38297
  • Avaliação da implantação do projeto novos talentos – “Aproximação do programa de pós-graduação em ensino de ciências e da natureza/UFF” com alunos do ensino médio, através do tema “Água: escassez e poluição”

    Fátima de Paiva Canesin, Maria Bernadete Pinto dos Santos, Rose Mary Latini, Patrícia Fernanda da S. M. Cotelo
    55-66
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38298
  • Sem evidências, não há “crenças”: a utilização de um blog como ferramenta didática para o ensino da teoria evolutiva

    Thiago de Ávila Medeiros, Eline Deccache Maia
    67-79
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38300
  • Formação continuada de professores de ciências da natureza para implantação das diretrizes curriculares no Município de Cariacica-ES

    Luz Marina de Souza, Sidnei Quezada Meireles Leite
    81-97
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38303
  • A real necessidade do uso de animais não humanos in vivo em aulas práticas

    Tais Lazzari Konflanz, Neusa Maria John Scheid, Rozelaine Fátima Franzin
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38304
  • A leitura científica como recurso didático para a aprendizagem significativa no estudo da física

    Andréia Hornes, Sandro Aparecido dos Santos
    115-127
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38305
  • Aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para introdução dos conteúdos de química e biologia no ensino médio

    Sthefen Fernando Andrade Da Ronch, Alana Neto Zoch, Aline Locatelli
    129-142
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38306
  • História da ciência e mediação: a importância da história para o ensino de ciências

    Kárita de Jesus Boaventura, Wilton de Araújo Medeiros
    143-157
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38307
  • O papel da gestão escolar na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise

    Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães, Luciene Lima de Assis Pires
    159-169
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38308
  • Teatro-Fórum: sequência didática e livreto para o ensino de biologia

    Waleska M. da Silva, Shirley T. Gobara
    171-185
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38309
  • Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração

    Jaqueline Santos Vargas, Shirley Takeco Gobara
    187-202
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38310
  • Um estudo sobre avali(a)ção e a dimensão ensino-aprendizagem no PROEJA

    Octávio Mani, Daniella Bezerra
    203-218
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38312

Entrevistas

Outros Artigos

  • Escolas, práticas educativas e projetos pedagógicos: pesquisas da Rede Internacional de Escolas Criativas

    Marilza Vanessa Rosa Suanno, João Henrique Suanno, Maria José de Pinho, Marlene Zwierewicz, Vera Lucia de Souza e Silva, Patricia Limaverde
    227-241
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38315
  • Gêneros discursivos e ensino de língua estrangeira no ensino fundamental

    Cláudia Vitoriano e Silva
    243-261
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38317
  • Jovens surdos em processo de formação educacional: atores de uma cultura própria

    Eduardo Sugizaki, Waléria Batista Silva Vaz Mendes
    263-283
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38318

Relatos de Experiências