Interdisciplinaridade e formação continuada: o diálogo de conhecimentos

Autores

  • Deise Nanci de Castro Mesquisa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v16i1.6274

Resumo

O Projeto de Extensão Comunitária de Educação Continuada em Línguas Estrangeiras (PECEC-LEs) desenvolve diferentes atividades pedagógicas que visam a contribuir para a formação de alunos e professores de braille, espanhol, inglês e libras. A proposta interdisciplinar praticada pelo PECEC-LEs é de revisão e não de reforma educacional, e está fundamentada na compreensão de que: 1) o raciocínio é analítico e relacional, não pode ser considerado como um procedimento redutor da realidade; 2) a formação é um processo complexo e singular, não pode ser pensada como algo a ser adquirido de forma fragmentada e mecânica; e 3) a educação escolar é um processo formal de cooperação, de encontro de indivíduos, de cruzamento de experiências, saberes e visões de mundo, não pode ser reduzida apenas ao encontro de disciplinas. Este projeto de extensão comunitária se materializa no diálogo, na busca de uma formação continuada que reitere o estatuto de identidade do cidadão e o seu compromisso social.

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Biografia do Autor

Deise Nanci de Castro Mesquisa

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

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Publicado

2009-05-18

Como Citar

MESQUISA, D. N. de C. Interdisciplinaridade e formação continuada: o diálogo de conhecimentos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 23–30, 2009. DOI: 10.5216/rp.v16i1.6274. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6274. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos