O papel do educador como tutor de resiliência à luz das ideias de Boris Cyrulnik

Autores

  • Antonino Condorelli Universidade Federal do Rio Grande
  • Clarice Ferreira Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Cláudia Regina da Silva de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16275

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o papel do educador como tutor de resiliência à luz das ideias de Boris Cyrulnik. A discussão apresentada emerge de estudos realizados na disciplina “Ateliê de pesquisa: complexidade e educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre as obras do teórico Boris Cyrulnik e expressa um aprofundamento reflexivo sobre os conceitos e ideias do autor sistematizados durante as aulas, relacionando-os com os relatos de uma professora sobre a sua experiência em sala de aula como tutora de resiliência. A partir dessa discussão, consideramos que a escola é o local de referência para as crianças, local de aprendizado e construção de relações que servem de base para a vida. Nesse espaço, o professor torna-se, assim, peça-chave no processo de promoção da resiliência, tecendo os vínculos que revitalizarão a emoção, que funda o social, sendo fonte de apoio para a superação das adversidades, aprendendo a ser professor/aluno no convívio diário, pertencendo à escola por opção, podendo e querendo construir-se a partir de vivências íntimas e eficazes, gerando novas formas de ser e de viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonino Condorelli, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande

Clarice Ferreira Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Maurício de Nassau, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cláudia Regina da Silva de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga, aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2011-11-23

Como Citar

CONDORELLI, A.; GUIMARÃES, C. F.; AZEVEDO, C. R. da S. de. O papel do educador como tutor de resiliência à luz das ideias de Boris Cyrulnik. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 20, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16275. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/4. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos