v. 20 n. 2 (2009)

Publicado: 2010-05-11
  • Apresentação

    Mônica Martins da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9979
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9868

Artigos

  • A História Geral de Delgado de Carvalho: uma coleção entre críticas e discordâncias (1950-1960)

    Patrícia Coelho
    160
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9845
  • Memória coletiva e saber histórico escolar: o ensino de História de Santa Catarina nas propostas curriculares após o final da ditadura militar (década de 1990)

    Luciana Rossato
    175
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9848
  • Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas

    Neide Almeida Fiori
    196
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9849
  • O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses

    Anderson Ribeiro Oliva
    214
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9864
  • Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania

    Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, Marcello José Gomes Loureiro
    232
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9865
  • História e documentários: Reflexões para o uso em sala de aula

    Eric de Sales
    247
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9866
  • Projeto de ensino de História do Cepae: itinerários para a prática pedagógica

    Andréa Ferreira Delgado, Mônica Martins da Silva, Segismunda Sampaio da Silva Neta
    271
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9867

Outros Artigos

  • Memorias y sentidos comunes en la escuela: reflexiones sobre la enseñanza de la historia reciente Argentina

    Diego M. Higuera Rubio
    284
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9870
  • Aprendizagem colaborativa: análise de uma atividade de inglês em grupo

    Magali Saddi Duarte
    305
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9871
  • Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados

    Silmara Epifânia de Castro Carvalho, Zaíra da Cunha Melo Varizo
    324
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9873

Resenhas

Resumos de trabalhos acadêmicos

  • Patrimônios: espaço e lugar - estudo das vilas de Cibele e Caiçara e seus conteúdos*

    Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva
    332
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9875
  • Ensino Fundamental de nove anos em Goiânia: o lugar da criança de seis anos, concepções e fundamentos sobre sua educação

    Sônia Santana Costa
    335
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9876
  • Diretrizes curriculares do município de goiânia no contexto de uma Política Curricular Nacional*

    Neisi Maria da Guia Silva
    337
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9877
  • O blog nas aulas de matemática: um instrumento capaz de contribuir para que o aluno elabore e reelabore suas compreensões sobre seu conhecimento matemático?

    Marcello Lucas
    339
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9878
  • Obstáculos à verdadeira inclusão: a realidade no município de Goiânia

    Larissa Regiane de Oliveira Rios Coelho
    342
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9879
  • Dificuldade de aprendizagem na alfabetização: estudo de caso

    Lucimar Aparecida Fonseca
    344
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9880