As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental

Autores

  • Madalena Pereira da Silva Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Paula Alves de Aguiar Instituto Federal de Santa Catarina
  • Ramon Garrote Jurado University of Borås - UB

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66957

Resumo

Com o propósito de contribuir com uma sociedade includente, democrática e atenta às demandas formativas do coletivo que compõe o espaço escolar, este estudo apresenta as aproximações entre as escolas criativas e cidadãs. O texto descreve que ambas as escolas, com características convergentes e divergentes, complementam-se e contribuem para a educação planetária. Como contribuições, apresentam-se os princípios norteadores da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC e o relato de experiência do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São José - IFSC/SJ, de práticas pedagógicas ecoformadoras que foram historicizadas a partir de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC. Na experiência analisada, o jogo didático digital constituiu-se como um instrumento polinizador de Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) e contribuiu para que as ações de educação ambiental, desenvolvidas no Campus, não ficassem esquecidas, mas fossem ressignificadas pelos novos sujeitos que passaram a ter a oportunidade de conhecê-las.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, M. .; ALVES DE AGUIAR, P. .; GARROTE JURADO, R. . As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental . Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 182–204, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66957. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66957. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social