O espanhol e ensino: crenças de estudantes e professores sobre a história e diversidade da língua no contexto brasileiro

Autores

  • Alexandra Gomes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60189

Resumo

A difícil realidade e os constantes desafios que fazem parte do sistema educativo brasileiro pedem um novo perfil de educador e uma formação que o respalde. É necessária a formação de docentes competentes, comprometidos e capazes de ensinar em situações de constantes mudanças e com alunos cultural, social e linguisticamente heterogêneos. Essa representação engloba diversos tipos de conhecimento e funções referentes às tradicionalmente assumidas, que mostram a necessidade de uma formação de professores mais completa e que revele ao educando, em um contexto multi e intercultural, a diversidade da língua espanhola. Na prática, o que acontece, contrariamente ao proposto e esperado, é que todo processo social, cultural e histórico, que deveria ser posto no centro dos programas de formação de professores, é ocultado em prol de um imaginário, ainda muito propagado, de que a língua espanhola é única e homogênea. O presente artigo tem como objetivo averiguar de que forma estudantes e professores, formados e em formação, compreendem questões sobre a diversidade da língua espanhola, como a opção da variedade da língua e as crenças que permeiam o ensino-aprendizagem da mesma. Para isso, objetivou-se também fazer uma revisão de alguns trabalhos que trataram sobre a diversidade e o ensino da língua no Brasil nos últimos vinte anos. Apontou-se para o fato de que a diversidade do espanhol é ainda mal trabalhada nos cursos de formação de professores, gerando a manutenção da preferência pelo espanhol europeu e provocando estereótipos bastante equivocados sobre a língua.

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Biografia do Autor

Alexandra Gomes dos Santos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

SANTOS, A. G. dos. O espanhol e ensino: crenças de estudantes e professores sobre a história e diversidade da língua no contexto brasileiro. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 31–41, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60189. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60189. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios