Ensino de química por investigação em um centro de educação de jovens e adultos

Autores

  • Elisandra Chastel Francischini Vidrik
  • Irene Cristina de Mello

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42331

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar aos alunos de ensino médio de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), a abordagem investigativa no ensino experimental de Química. Desenvolveram-se atividades experimentais sobre reações químicas utilizando demonstrações investigativas. A escolha do tema deve-se ao fato de possibilitar estabelecer relações entre a experiência vivida e as reações químicas ocorridas no cotidiano dos alunos, de modo a contribuir com a construção do conhecimento, proporcionando uma maior aprendizagem na disciplina de Química. No presente trabalho, o professor apresenta atividades experimentais realizando as problematizações, no intuito que os alunos interajam com as atividades propostas. Posteriormente, solicita que os alunos se organizem e procurem encontrar atividades experimentais sobre reações químicas que serão socializadas e apresentadas para os colegas de sala, com a perspectiva de aplicar o conhecimento diante de novas situações. Isso vem verificar se os alunos são capazes de mobilizar os saberes construídos diante de outros contextos. A análise dos registros realizados pelos alunos a respeito das atividades realizadas permite inferir que aulas com cunho investigativo devem estar mais presentes no decorrer das aulas de Química. E o professor deve estar atento quanto à retomada e complemento de conceitos, fazendo uso de problematizações. Pois trata-se de um público que, na maioria das vezes, ficou muito tempo fora da escola. Além disso, com este tipo de atividade é possível que os alunos do CEJA sintam-se mais tranquilos para expor suas dificuldades e procurar solucioná-las. Sendo assim, a abordagem investigativa aparece como um importante elemento para contribuir com a busca de conhecimento. Os Centros de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso objetiva a alfabetização e a escolarização dessas pessoas e é neste sentido que buscamos entender as expectativas, possibilidades e potencialidades desses alunos, fazendo com que tenham acesso ao conhecimento através de atividades experimentais problematizadoras e investigativas, de modo que efetivem os seus direitos em receber uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Elisandra Chastel Francischini Vidrik

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso.

Irene Cristina de Mello

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso.

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

FRANCISCHINI VIDRIK, E. C.; MELLO, I. C. de. Ensino de química por investigação em um centro de educação de jovens e adultos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 555–571, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42331. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42331. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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