Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação

Autores

  • Carolina Nunes Curado Parrode Diniz Escola Espaço Criativo
  • Fátima Cristina Silva Moraes Escola Espaço Criativo.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42304

Resumo

A escola é uma instituição educacional, social e cultural de importância universalmente reconhecida. É um lugar de vida. Espaço onde a existência se faz na construção do conhecimento, através de atividades de pesquisa, nos encontros entre as pessoas, em meio a relações complexas. No desenrolar do trabalho, abordamos a teoria da complexidade, do filósofo, sociólogo e epistemólogo francês, Edgar Morin, destacando o sujeito e a prática educacional. Em uma realidade complexa, identifica a criança enquanto participante da elaboração do seu ser, dentro de um processo onde constrói e reconhece sua realidade, numa dinâmica de vida de contínuas decisões, avaliações, retornos, e reflexões. Essa nova forma de se exercer o pensamento, compreende a criança como alguém capaz de tratar o real, de dialogar e de negociar com ele. As atividades foram propostas aos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental com o intuito de engajá-los em um processo de articulação entre domínios disciplinares aspirando um conhecimento multidimensional da vida em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Nunes Curado Parrode Diniz, Escola Espaço Criativo

Coordenadora da Escola Espaço Criativo (Goiânia/Goiás).

Fátima Cristina Silva Moraes, Escola Espaço Criativo.

Diretora da Escola Espaço Criativo (Goiânia/Goiás).

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

CURADO PARRODE DINIZ, C. N.; SILVA MORAES, F. C. Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 317–336, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42304. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42304. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escolas Criativas