v. 32 n. 1 (2021): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social

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Publicado: 2021-01-21

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social

  • Aprender a Comprometerse

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67387
    Juan Miguel Batalloso Navas
    15-32
  • A ética como um princípio da justiça: uma abordagem transdisciplinar na escola

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67388
    Luiz Síveres, Lucicleide Araújo de Sousa Alves, Olzeni Leite Costa Ribeiro
    33-49
  • Construtos teóricos do saber da ética para uma pedagogia complexa

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67390
    Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá
    50-65
  • A experiência estética na docência: humanescer para a justiça social

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67391
    Maria Glória Dittrich, Vanderléa Meller
    66-85
  • Educação como prática social com justiça social: um olhar criativo, complexo e transdisciplinar

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67392
    João Henrique Suanno
    86-99
  • Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67393
    Ettiène Guérios
    100-117
  • Creatividad y justicia social desde un enfoque de complejidad

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67394
    Jessica Cabrera Cuevas
    118-138
  • La sociedad creativa debe superar la distopía

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67395
    Francisco Menchén Bellón
    139-153
  • A formação humana na educação digital numa perspectiva moriniana

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67397
    Maria José de Pinho, Haleks Marques Silva, Lucia Gerbino, Jocyléia dos Santos Santana
    154-164
  • Práticas de aprendizagens integradoras no Ensino Superior como um direito de todos: análise das experiências de inclusão nos cursos de Psicologia na perspectiva da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67398
    Idenise Naiara Lima Soares, Maria Dolores Fortes Alves
    165-182
  • Educação e Estatística: uma proposta de abordagem transdisciplinar e emancipadora

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67399
    Uyara Soares Cavalcanti Teixeira, Ivone Garcia Barbosa, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Patricia Brieger Rocabado
    183-200
  • Criatividade e perspectivas globais: entre definições clássicas e contemporâneas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67400
    Rejane Gomes Tavares, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    201-218
  • Desenvolvimento social e alívio da pobreza no discurso do Banco Mundial: implicações para as políticas de formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67401
    Anibal Correia Brito Neto
    219-240
  • A epistemologia de Humberto Maturana e suas implicações à formação de professores para o ensino de ciências

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67402
    Evandro Ghedin
    241-261
  • Significacion didactica y de impacto social de la conformacion del Comité Tecnico de Emergencias UMSA, durante la crisis del agua 2016 de La Paz, Bolivia

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67408
    Maria Nadiezda Otero Valle
    262-272
  • Visão sistêmica na Educação Básica: uma proposta de inclusão escolar

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67410
    Tomás Dias D'Abreu, Deise Nanci de Castro Mesquita
    273-292