v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social

					Visualizar v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Publicado: 2020-12-08

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social

  • Educação, sustentabilidade e justiça social: uma análise epistemológica do pensamento de Hans Jonas e Edgar Morin

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66944
    Helena Maria Ferreira, Joel Cezar Bonin, Leticia Carreño-Saucedo
    15-34
  • Escuelas creativas, justicia social y transdisciplinariedad: revisión sistemática

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66945
    Veronica Violant Holz, Marlene Zwierewicz, Marizete Bortolanza Spessatto
    35-66
  • Indissociabilidade entre sustentabilidade e Escolas Criativas e suas implicações para religar o ensino à complexidade da vida

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66946
    Levi Hülse, Gabriel Real Ferrer, Clovis Demarchi, Adelcio Machado dos Santos
    67-84
  • Dicotomia, complexidade e educação para a cidadania

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66947
    Joel Haroldo Baade, Laude Erandi Brandenburg, Juan Miguel González Velasco
    85-103
  • As incertezas como narrativa do imprevisível: o real e o complexo

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66949
    Alfredo Pena-Vega, Izabel Petraglia
    104-124
  • A dança costurando saberes sociais na educação

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66950
    Vanderléa Ana Meller, Maria Glória Dittrich, Isleide Steil, Danielle Berbel Leme de Almeida
    125-142
  • Justiça social e multiculturalismo na educação: perspectiva emergente e insurgente na didática crítica intercultural

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66954
    Marilza Vanessa Rosa Suanno, Carlos Cardoso Silva, Taynnara Rodrigues de Oliveira, Wesley Brito Magalhães
    143-162
  • Habilidades transcomplejas para la justicia social en tiempos de pandemia y post-pandemia SARS-COV-2

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66955
    Juan Miguel González Velasco, Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia Simão
    163-181
  • As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66957
    Madalena Pereira da Silva, Paula Alves de Aguiar, Ramon Garrote Jurado
    182-204
  • Formação docente sob a perspectiva da complexidade: um olhar sobre impactos nos distúrbios musculoesqueléticos e na qualidade de vida dos professores

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66958
    Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Kênia Paulino de Queiroz Souza, Antonio Pantoja Vallejo
    205-224
  • A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940
    Fabiane Lopes de Oliveira, Louise Lima, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
    225-244
  • Formação espectral: do pensamento complexo ao raciovitalismo na formação de professores universitários

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66941
    Cristina d’Ávila, Giovana Zen, Denise Moura Guerra
    245-263
  • La teoría fundamentada en busca de un modelo educativo Qulla-Aymara

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66961
    Nelson Cutipa Gómez
    264-285
  • Potencial polinizador para justiça social dos núcleos RIEC FURB e RIEC ECOFOR

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66962
    Vera Lúcia Simão, Vera Lúcia de Souza e Silva, Saturnino de la Torre
    286-304
  • Do pensamento clássico ao complexo na busca por justiça social: ensaio teórico

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66963
    Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo
    305-324
  • Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66964
    Roberto Moraes Cruz, Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Solange Andreoni, Andrea Duarte Pesca
    325-344

Resenhas

Outros Artigos

  • Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66966
    Kátia Naomi Kuroshima, Ana Lucia Berno Bonassina, José Matarezi, Manoela Tormen Criveletto Canalli Pacheco, Camila Burigo Marin, Nayara Martins Orsi
    365-384
  • Formação humana em tempos de pandemia: os docentes, sua vida e trabalho

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968
    Amone Inacia Alves, Geralda da Cunha Teixeira Feraz, Thaise Cristiane de Abreu Prudente
    385-406
  • O direito à educação enquanto garantia de emancipação humana para adolescentes e jovens privados de liberdade

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66970
    Valdenir Batista Veloso
    407-425