v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social

					Visualizar v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Publicado: 2020-12-08

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social

  • Educação, sustentabilidade e justiça social: uma análise epistemológica do pensamento de Hans Jonas e Edgar Morin

    Helena Maria Ferreira, Joel Cezar Bonin, Leticia Carreño-Saucedo
    15-34
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66944
  • Escuelas creativas, justicia social y transdisciplinariedad: revisión sistemática

    Veronica Violant Holz, Marlene Zwierewicz, Marizete Bortolanza Spessatto
    35-66
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66945
  • Indissociabilidade entre sustentabilidade e Escolas Criativas e suas implicações para religar o ensino à complexidade da vida

    Levi Hülse, Gabriel Real Ferrer, Clovis Demarchi, Adelcio Machado dos Santos
    67-84
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66946
  • Dicotomia, complexidade e educação para a cidadania

    Joel Haroldo Baade, Laude Erandi Brandenburg, Juan Miguel González Velasco
    85-103
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66947
  • As incertezas como narrativa do imprevisível: o real e o complexo

    Alfredo Pena-Vega, Izabel Petraglia
    104-124
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66949
  • A dança costurando saberes sociais na educação

    Vanderléa Ana Meller, Maria Glória Dittrich, Isleide Steil, Danielle Berbel Leme de Almeida
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66950
  • Justiça social e multiculturalismo na educação: perspectiva emergente e insurgente na didática crítica intercultural

    Marilza Vanessa Rosa Suanno, Carlos Cardoso Silva, Taynnara Rodrigues de Oliveira, Wesley Brito Magalhães
    143-162
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66954
  • Habilidades transcomplejas para la justicia social en tiempos de pandemia y post-pandemia SARS-COV-2

    Juan Miguel González Velasco, Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia Simão
    163-181
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66955
  • As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental

    Madalena Pereira da Silva, Paula Alves de Aguiar, Ramon Garrote Jurado
    182-204
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66957
  • Formação docente sob a perspectiva da complexidade: um olhar sobre impactos nos distúrbios musculoesqueléticos e na qualidade de vida dos professores

    Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Kênia Paulino de Queiroz Souza, Antonio Pantoja Vallejo
    205-224
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66958
  • A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola

    Fabiane Lopes de Oliveira, Louise Lima, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
    225-244
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940
  • Formação espectral: do pensamento complexo ao raciovitalismo na formação de professores universitários

    Cristina d’Ávila, Giovana Zen, Denise Moura Guerra
    245-263
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66941
  • La teoría fundamentada en busca de un modelo educativo Qulla-Aymara

    Nelson Cutipa Gómez
    264-285
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66961
  • Potencial polinizador para justiça social dos núcleos RIEC FURB e RIEC ECOFOR

    Vera Lúcia Simão, Vera Lúcia de Souza e Silva, Saturnino de la Torre
    286-304
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66962
  • Do pensamento clássico ao complexo na busca por justiça social: ensaio teórico

    Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo
    305-324
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66963
  • Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19

    Roberto Moraes Cruz, Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Solange Andreoni, Andrea Duarte Pesca
    325-344
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66964

Resenhas

Outros Artigos

  • Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social

    Kátia Naomi Kuroshima, Ana Lucia Berno Bonassina, José Matarezi, Manoela Tormen Criveletto Canalli Pacheco, Camila Burigo Marin, Nayara Martins Orsi
    365-384
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66966
  • Formação humana em tempos de pandemia: os docentes, sua vida e trabalho

    Amone Inacia Alves, Geralda da Cunha Teixeira Feraz, Thaise Cristiane de Abreu Prudente
    385-406
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968
  • O direito à educação enquanto garantia de emancipação humana para adolescentes e jovens privados de liberdade

    Valdenir Batista Veloso
    407-425
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66970