Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Publicado:
2020-12-08
Expediente
1
PDF
Editorial
12-14
PDF
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Educação, sustentabilidade e justiça social: uma análise epistemológica do pensamento de Hans Jonas e Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66944
Helena Maria Ferreira, Joel Cezar Bonin, Leticia Carreño-Saucedo
15-34
PDF
Escuelas creativas, justicia social y transdisciplinariedad: revisión sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66945
Veronica Violant Holz, Marlene Zwierewicz, Marizete Bortolanza Spessatto
35-66
PDF
Indissociabilidade entre sustentabilidade e Escolas Criativas e suas implicações para religar o ensino à complexidade da vida
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66946
Levi Hülse, Gabriel Real Ferrer, Clovis Demarchi, Adelcio Machado dos Santos
67-84
PDF
Dicotomia, complexidade e educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66947
Joel Haroldo Baade, Laude Erandi Brandenburg, Juan Miguel González Velasco
85-103
PDF
As incertezas como narrativa do imprevisível: o real e o complexo
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66949
Alfredo Pena-Vega, Izabel Petraglia
104-124
PDF
A dança costurando saberes sociais na educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66950
Vanderléa Ana Meller, Maria Glória Dittrich, Isleide Steil, Danielle Berbel Leme de Almeida
125-142
PDF
Justiça social e multiculturalismo na educação: perspectiva emergente e insurgente na didática crítica intercultural
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66954
Marilza Vanessa Rosa Suanno, Carlos Cardoso Silva, Taynnara Rodrigues de Oliveira, Wesley Brito Magalhães
143-162
PDF
Habilidades transcomplejas para la justicia social en tiempos de pandemia y post-pandemia SARS-COV-2
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66955
Juan Miguel González Velasco, Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia Simão
163-181
PDF
As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66957
Madalena Pereira da Silva, Paula Alves de Aguiar, Ramon Garrote Jurado
182-204
PDF
Formação docente sob a perspectiva da complexidade: um olhar sobre impactos nos distúrbios musculoesqueléticos e na qualidade de vida dos professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66958
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Kênia Paulino de Queiroz Souza, Antonio Pantoja Vallejo
205-224
PDF
A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940
Fabiane Lopes de Oliveira, Louise Lima, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
225-244
PDF
Formação espectral: do pensamento complexo ao raciovitalismo na formação de professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66941
Cristina d’Ávila, Giovana Zen, Denise Moura Guerra
245-263
PDF
La teoría fundamentada en busca de un modelo educativo Qulla-Aymara
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66961
Nelson Cutipa Gómez
264-285
PDF
Potencial polinizador para justiça social dos núcleos RIEC FURB e RIEC ECOFOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66962
Vera Lúcia Simão, Vera Lúcia de Souza e Silva, Saturnino de la Torre
286-304
PDF
Do pensamento clássico ao complexo na busca por justiça social: ensaio teórico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66963
Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo
305-324
PDF
Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66964
Roberto Moraes Cruz, Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Solange Andreoni, Andrea Duarte Pesca
325-344
PDF
Entrevistas
Entrevista Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque
Por Vanessa Hatxu de Moura Karajá e Marilza Vanessa Rosa Suanno
Vanessa Hatxu de Moura Karajá, Marilza Vanessa Rosa Suanno
345-354
PDF
Resenhas
Uma escola criativa para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação
Giselia Antunes Pereira, Thaís Rios da Rocha, Cristina Costa Lobo, Candido Alberto Gomes
355-364
PDF
Outros Artigos
Experiências transdisciplinares do Projeto de Extensão Universitária Oceanos com estudantes em situação de vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66966
Kátia Naomi Kuroshima, Ana Lucia Berno Bonassina, José Matarezi, Manoela Tormen Criveletto Canalli Pacheco, Camila Burigo Marin, Nayara Martins Orsi
365-384
PDF
Formação humana em tempos de pandemia: os docentes, sua vida e trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968
Amone Inacia Alves, Geralda da Cunha Teixeira Feraz, Thaise Cristiane de Abreu Prudente
385-406
PDF
O direito à educação enquanto garantia de emancipação humana para adolescentes e jovens privados de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66970
Valdenir Batista Veloso
407-425
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems