v. 27 n. 1 (2016): Dossiê Escolas Criativas

					Visualizar v. 27 n. 1 (2016): Dossiê Escolas Criativas
Publicado: 2016-07-15

Dossiê Escolas Criativas

  • Por una Escuela Solidaria

    Juan Miguel Batalloso Navas
    27-62
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42287
  • La escuela galáctica: prototipo de escuela creativa transformadora

    Francisco Menchén Bellón
    63-80
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42288
  • Por que uma escola criativa?

    João Henrique Suanno
    81-97
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42289
  • Transdisciplinariedad en la universidad: Experiencias en el Centro de Estudios Universitarios Arkos, México

    Ana Cecilia Espinosa Martínez, Pascal Galvani
    99-136
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42290
  • Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares

    Nei Alberto Salles Filho
    137-153
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42291
  • Soluções criativas: o uso de Recursos Educacionais Abertos no acesso e na democratização do Ensino Superior

    Ramón Garrote Jurado, Marlene Zwierewicz, Roberto Moraes Cruz, Tomas Pettersson
    155-171
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42293
  • Mãos de Vida na prática educativa: a Roda da Saúde no Circulo Transdisciplinar de Saúde Integral

    Maria Glória Dittrich, Vanderlea Meller, Claiza Barretta, Maria Carolina Ulrich
    173-191
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42294
  • Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação

    Rosamaria de Medeiros Arnt, Paula Pereira Scherre
    193-208
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42295
  • Pensamento ecoformador e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área

    Virgínia Ostroski Salles, Eloiza Aparecida Avila de Matos
    209-219
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42296
  • Mística ecológica para uma caminhada ecopedagógica

    Luiz Síveres
    221-241
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42298
  • Escola Waldorfiana sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar

    Ana Cristina Souza dos Santos, Helena Corrêa de Vasconcelos, Akiko Santos
    243-258
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42299
  • As escolas quilombolas em Goiás – retrato da escola na relação com o poder público dos anos 2000

    Cristiane Maria Ribeiro, Mariana Cunha Pereira
    259-270
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42300
  • A Diversidade de Ideias, Pessoas e Caminhos na Construção do Grande Espaço Coletivo que é a Escola

    Mariana Benchimol, Fabíola Guadix
    271-282
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42301
  • Programa Intercultural e-Culturas e a manifestação das emoções interculturais na interação entre Ensino Superior e Educação Básica

    Marlene Zwierewicz, Antonio Pantoja Vallejo, Elcio Willemann
    283-298
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42302
  • Casa Verde: do plantio à colheita – pedagogia no quintal

    Maria do Carmo Ribeiro Abreu, Elizete Maria de Lima, João Batista de Lima
    299-315
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42303
  • Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação

    Carolina Nunes Curado Parrode Diniz, Fátima Cristina Silva Moraes
    317-336
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42304
  • Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista

    Kênia Paulino de Queiroz Souza, Maria José de Pinho
    337-354
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42305
  • Na Pedagogia Logosó?fica o professor é exemplo do que ensina aos alunos

    Valéria Mendonça
    355-366
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42317
  • (Com)viver em espaços de uma escola sustentável e criativa

    Daniela Tomio, Graciele Alice Carvalho Adriano, Vera Lúcia de Souza e Silva
    367-391
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42318
  • Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica

    Marlene Zwierewicz, João Fabricio Guimara Somariva, Marcia Bianco, Miryan Debiasi, Rosilane Damazio Cachoeira, Maria Canever da Silva, Liene Silveira, Marilei Morgan Veronezi Bratti, Maria Marlene Schlickmann, Dorly Spíndola Luareth Zanelato, Brígida Marioti, Regis Quadros da Silva
    393-414
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42320
  • Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID

    Keila Matida de Melo, Maria de Fátima Teixeira Barreto, Vanessa Gabassa
    415-436
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42322
  • Transdisciplinaridade e educação física escolar: re?flexões para o desenvolvimento humano

    Marcos Vinícius Guimarães de Paula, João Henrique Suanno
    437-453
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42323
  • Estágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagem

    Lindalva Pessoni Santos, Cláudia do Nascimento, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    455-474
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42324
  • Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual

    Demerval Guilarducci Bruzzi
    475-483
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42325
  • Mapeamento das pesquisas e publicações brasileiras vinculadas a rede internacional de escolas criativas

    Nayara Gomes da Silva, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    485-520
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42326
  • Práticas de leitura: relações entre língua, texto e discurso

    Agostinho Potenciano de Souza, Luana Alves Luterman
    521-531
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42327

Entrevistas

Outros Artigos

  • Educação inclusiva: dos documentos legais à realidade escolar

    Suzi Lane Amadeu Gussi, Vanderley Flor da Rosa
    547-553
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42330
  • Ensino de química por investigação em um centro de educação de jovens e adultos

    Elisandra Chastel Francischini Vidrik, Irene Cristina de Mello
    555-571
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42331
  • Luz, câmera, ação: os vídeos na educação em ciências e produção de saberes

    Cristiane da Cunha Luna, Maira Ferreira
    573-590
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42333
  • Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil

    Mário Cézar Alves Ferreira, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Marilu Martens Oliveira
    591-607
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42334

Resenhas