Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seão, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um novo artigo; caso já tenha sido cadastrado ou publicado anteriormente basta acessar o sistema e iniciar o processo dos 5 passos de de submissão.

INFORMAÇÕES GERAIS

A Revista Polyphonía é um periódico de publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é divulgar trabalhos originais e inéditos relacionados ao ensino na educação básica. Sua configuração contempla, portanto, artigos e relatos de experiências pedagógicas, que se insiram na área da Educação. Os trabalhos divulgados são de professores/pesquisadores do Cepae e de demais unidades da UFG, bem como de outras instituições de ensino de Goiás, do Brasil e do exterior.

Todos os textos encaminhados para publicação serão avaliados pelo comitê editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais. Pequenas modificações e correções nos textos que receberem parecer favorável serão feitas pela própria comissão; alterações mais substanciais sugeridas pelos consultores serão encaminhadas aos autores, com os manuscritos para revisão.

Os artigos podem ser encaminhados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola.

PREPARAÇÃO DOS ORIGINAIS

O artigo deverá conter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas. As normas a seguir têm como referência as normas da ABNT.

  1. Editor de texto: Word for Windows.
  2. Folha: A4 (210mm x 297mm).
  3. Margens: 2,5cm
  4. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, notas de rodapé e citações destacadas do texto (tamanho 10).
  5. Espacejamento: 1,5 de entrelinhas para o corpo do texto (exceto resumo, palavras-chave, abstract, keywords, legendas, notas de rodapé, citações destacadas do texto e referências bibliográficas, os quais serão formatados com espacejamento simples de entrelinhas).
  6. Os artigos deverão conter o título no idioma da publicação, acompanhado de resumo (entre 200 e 250 palavras, no idioma do artigo, sem referências e em parágrafo único) e de palavras-chave (no máximo cinco, com inicial minúscula e separadas por vírgula). Deverão apresentar também título em inglês, abstract e keywords.

    O nome do autor (ou autores) deverá vir logo após o título do texto (à direita), com uma nota de rodapé com os seguintes dados: maior titulação, vínculo institucional e endereço eletrônico.

    As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos e mapas), que serão denominadas figuras (abreviadas como Fig. ao longo do texto e nas legendas), deverão ser numeradas consecutivamente e com algarismos arábicos.

    As tabelas deverão ser numeradas também com algarismos arábicos e deverão apresentar títulos claros e concisos, além da indicação das fontes correspondentes.

    As unidades de medida deverão estar separadas, por um espaço, dos algarismos que as precederem (por exemplo: 15 cm, e não 15cm).

    Siglas e abreviações deverão estar seguidas de suas significações.

    As citações com mais de três linhas deverão ser destacadas, sem entrada de parágrafo, com recuo de texto de 4 cm, em espaço simples, com entrelinhas duplas antes e depois da transcrição, digitadas em fonte 10.

    As menções a autores, no correr do texto, mas destacadas dele, deverão subordinar-se à forma autor-data, entre parênteses e com apenas a inicial maiúscula, como no exemplo: (Frigotto, 1998). Se inserido no texto, o nome do autor constará fora dos parênteses e apenas com a inicial maiúscula, como no exemplo: “Conforme Frigotto (1998)”. Diferentes títulos do mesmo autor e com a mesma data deverão ser diferenciados pela adição de uma letra após a data: (Kuenzer, 2000a), (Kuenzer, 2000b). Quando houver citação de um texto com mais de três autores, deverá ser usado o sobrenome do primeiro autor seguido de et al.: Ferreira et al. (2000). Apenas as referências citadas no texto deverão ser apresentadas ao final do artigo, em ordem alfabética, conforme exemplos:

    REFERÊNCIA DE LIVRO

    BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1992.

    REFERÊNCIA DE ARTIGO DE PERIÓDICO

    CASTAÑOS, F. Dez contradições no enfoque comunicativo. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, SP, n. 21, p. 65-78, 1993.

    FILETTI, E. Da linguagem em seus aspectos orais e escritos. Revista Solta a Voz. Goiânia, v. 15, n. 1, p. 29-42, jan./jun. 2004.

    REFERÊNCIA DE CAPÍTULO DE LIVRO

    FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 25-54.

    REFERÊNCIA DE DISSERTAÇÕES E TESES

    CONSOLO, A. D. O livro didático como insumo na aula de língua estrangeira (Inglês) na escola pública. 1990. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1990.

    SOUZA, L. V. As proezas das crianças: das mal traçadas linhas ao texto de opinião. 2001. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

    REFERÊNCIA DE INTERNET

    ARAÚJO, R. M. de L. A reforma da educação profissional sob a ótica da noção de competências. Disponível em: < http://anped.org.br >. Acesso em: 22 out. 2020.

    Revista Polyphonía Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE Universidade Federal de Goiás Pró-Reitoria de Pós-Graduação Campus II – Cx. Postal 131 Goiânia – GO CEP – 74001-970 Tel. : (0xx) (62) 3521-1155 – Fax : (0xx) (62) 3521- 1104

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