Anúncios

Edição Atual

v. 34 n. 1 (2023): Dossiê Educação e Diversidades: interfaces com a inclusão escolar
					Visualizar v. 34 n. 1 (2023): Dossiê Educação e Diversidades: interfaces com a inclusão escolar
Publicado: 2023-12-05

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar

  • Inclusão na Educação Superior: A Percepção do Professor Formador

    Norma Maria Passos Vargas, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    13-31
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77891
  • Educação Especial na Formação Inicial de Professores: reflexões sobre os dispositivos legais

    Hector Renan da Silveira Calixto, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
    32-50
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77897
  • Formação continuada em serviço para educação inclusiva com professores de salas multisseriadas

    Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Fabiano Sales de Aguiar, Luanna Freitas Johnson
    51-68
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77899
  • Da reclusão à inclusão: uma análise a partir das representações das professoras da Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso –TO

    Kely Rejane Souza dos Anjos de Carvalho, Jocyleia Santana dos Santos
    69-86
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77901
  • Desafios e Estratégias para a Acessibilidade e Inclusão no CAp-UFRJ durante a Pandemia COVID-19

    Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Sheila da Cruz Ribeiro Cavalcante
    87-106
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77902
  • A inclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia

    Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Gabriela da Silva Batista, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
    107-117
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77903
  • Autismo e ensino de ciências da natureza: o que está sendo produzido na pós-graduação brasileira

    Aline dos Anjos Davi Borges, Sandro Rogério Vargas Ustra
    118-133
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77904
  • Dança e inclusão na educação básica vertentes na teoria das Inteligências múltiplas

    Gisele Bizerra da Cunha, Marcus Vinícius Alves Galvão, Welma Alegna Terra
    134-150
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77905
  • Uma proposta de ensino de figura de linguagem para surdos

    Thábio de Almeida Silva, Ana Carolina Oliveira Silva, Daniela Lucindo de Souza, Fabiana Moura de Lima, Maria Rita Cardoso da Silva, Patrícia Sousa da Silva
    151-164
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77906
  • O que você vê quando olha o que enxerga: Descrevendo a experiência de um aluno cego no tatame

    Breno Santos Barbosa Magalhães, Gabriel Carvalho Bungenstab
    165-186
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77907
  • Os desafios da atuação docente quanto ao processo de alfabetização da criança cega por meio do sistema Braille

    Lilian Cristina dos Santos, Carla Salomé Margarida de Souza, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    187-200
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77908
  • Educação Inclusiva e o desenvolvimento atípico quanto à dimensão cognitiva - Uma revisão da literatura

    Franciane Silva Cruz de Lima, Denise Maria Bohn, Camila Greff Passos
    201-223
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77910
  • Presenças e ausências da literatura afro-brasileira nos acervos das bibliotecas do Instituto Federal de Goiás

    Larissa Stefane Rodrigues de Lima, Made Júnior Miranda, Maria Aparecida Rodrigues de Souza
    224-241
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77911
  • Letramentos à flor da pele: Construções de sentido de uma mulher negra sobre vivências (em) e leituras (sobre) uma sociedade racista

    Barbra Sabota, Karyelly Guimarães Moreira
    242-260
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77912
  • Outras Educações em Duque de Caxias: Antirracismo e Dinâmicas Curriculares na Contrahegemonia

    Célia Regina Cristo de Oliveira, Claudia Miranda
    261-283
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77913
  • Pedagogia afrocentrada: uma abordagem epistemológica em relação com a(s) Amazônia(s)

    Lúcia Isabel da Conceição Silva, Isabell Theresa Tavares Neri
    284-299
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77914
  • Gênero, "raça" e educação: em defesa de uma abordagem decolonial do currículo escolar e das práticas pedagógicas

    Vagner Matias do Prado, Cássio Rodrigues Faria
    300-315
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77915
  • Diversidade Sexual e Inclusão Social: Violência Homofóbica na Permanência de Travestis em Domínios Formais da Educação

    Thiago Luiz Sartori, Bruno Gomes Pereira
    316-333
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77916
  • “Isso é uma bichona”: a violência homofóbica experienciada por professores gays que trabalham em escolas rurais da Amazônia paraense

    Jardinelio Reis da Silva, José Damião Trindade Rocha
    334-354
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77918
  • Educação intercultural e educação física: um diálogo possível

    Naiza Fernandes Fraga, Ana Paula Salles da Silva
    355-371
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77921
  • A percepção docente sobre Educação Emocional como método de inclusão no processo educacional

    Elaine Conceição da Silva, Cristiane Dias Martins da Costa
    372-386
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77923
  • Proposta de sequência didática com o gênero tirinha no Ensino Fundamental II

    Frederico Lopes Soares Diniz
    387-405
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77924
Ver Todas as Edições
Editora-Chefe Profa. Dra. Letícia de Souza Gonçalves, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

ISSN (impresso): 2236-0514
ISSN (eletrônico): 2238-8850