A formação inicial em cursos de licenciatura: o caso dos alunos estagiários da UFSM

Autores

  • Sandra Agostini Rede Municipal de Ensino do Município de Chapecó/SC
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16289

Resumo

Este artigo originou-se de uma investigação acerca da organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Neste estudo, tomamos por base os 13 Cursos de Licenciatura em Letras/Português, em Letras/Inglês, em Letras/Espanhol, em Educação Física, em Química, em Física, em Ciências Biológicas, em Música, em Matemática, em Filosofia, em Geografia, em Artes Visuais e em História, enfatizando o olhar dos alunos estagiários. Como fonte de informações, utilizamos questionários de perguntas abertas e grupos de discussão. Constatamos que os estagiários, em sua maioria, tiveram um bom relacionamento com seus professores orientadores de estágio; boa parte (58,44%) recebeu orientação para conseguir vaga de estágio nas escolas; foram bem recebidos pelas escolas; os professores regentes de turma pouco contribuem para a realização do estágio; a escola quase não os acompanha; a maioria (97%) dos estagiários considerou sua formação inicial como um momento importante de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Agostini, Rede Municipal de Ensino do Município de Chapecó/SC

Professora da Rede Municipal de Ensino do Município de Chapecó/SC.

Eduardo Adolfo Terrazzan, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor associado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Núcleo de Educação em Ciências e Programa de Pós-Graduação em Educação, do município de Santa Maria-RS, e bolsista do PQ/CNPq.

Downloads

Publicado

2011-11-24

Como Citar

AGOSTINI, S.; TERRAZZAN, E. A. A formação inicial em cursos de licenciatura: o caso dos alunos estagiários da UFSM. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 99, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16289. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/85. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos