O mundo do trabalho e a Educação Física: a formação em questão

Autores

  • Pítias Alves Lobo Cepae/UFG
  • Tiago Onofre mestrando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16284

Resumo

Atualmente, o mundo do trabalho na Educação Física se divide em dois mundos: o escolar e o não escolar. Essa divisão reflete não só a necessidade de formações diferentes demandadas pelos campos de intervenção, como também as modificações que o próprio trabalho/trabalhador da área sofre no atual estágio de mudanças nas suas formas de organização. Como consequência, houve também uma divisão na nomenclatura do trabalhador para: licenciado (escolar) e graduado (não escolar) em Educação Física, que, embora tenham formações e currículos diferenciados, seguem o mesmo paradigma, voltados para a construção de competências. Sendo assim, o texto buscou analisar a problemática da formação diante desse cenário fragmentado ao identificar em pesquisas recentes qual a centralidade da preocupação de pesquisadores com a temática da formação de professores. Buscou-se relacionar como o processo de reestruturação produtiva influenciou a divisão do mundo do trabalho da área. Desse modo, após as nossas análises, propomos o resgate da ideia de uma formação ampla para um único mundo do trabalho, tendo o próprio trabalho enquanto princípio educativo, com o objetivo de superar, no processo de formação e intervenção de seus professores, a possível tensão entre mundo do trabalho e Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pítias Alves Lobo, Cepae/UFG

Professor de Educação Física do Cepae/UFG.

Tiago Onofre, mestrando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, (UnB)

Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (FEF/UFG) e mestrando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, (UnB).

Downloads

Publicado

2011-11-23

Como Citar

LOBO, P. A.; ONOFRE, T. O mundo do trabalho e a Educação Física: a formação em questão. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 83, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16284. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/73. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos