A reforma curricular do ensino médio no cepae

  • Andréa Ferreira Delgado
  • Alcir Horácio da Silva Cepae/UFG
  • Alésio Clarete Isaac Vieira Cepae/UFG
  • Alexandra Almeida de Oliveira Cepae/UFG
  • Elisasandra Filetti Cepae/UFG
  • Elizabete de Oliveira Pereira Cepae/UFG
  • Evandson Paiva Ferreira Cepae/UFG
  • Fernando Pereira dos Santos Cepae/UFG
  • Gervácio Gonçalves Martins Cepae/UFG
  • Kátia de Oliveira Campos Cepae/UFG
  • Marcello Lucas Cepae/UFG
  • Maria José Oliveira de Faria Almeida Cepae/UFG
  • Marilene Barcelos Moreira Cepae/UFG
  • Nelson Carneiro Júnior Cepae/UFG
  • Paulo César Vieira de Araújo Cepae/UFG
  • Rejane Cirqueira Valério Cepae/UFG
  • Rusvênia Luíza Batista Rodrigues da Silva Cepae/UFG
  • Wanderley Alves dos Santos Cepae/UFG
  • Alessandra da Silva Carrijo Cepae/UFG

Resumo

O artigo apresenta a nova organização curricular do ensino médio no Cepae, discutindo tanto os princípios do Projeto Político-Pedagógico da instituição quanto as proposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Problematizam-se também as premissas pedagógicas do currículo e os significados da proposta de flexibilização, que estimulam o aluno a construir parte significativa do seu currículo ao optar por uma das grandes áreas do conhecimento (Humanas, Exatas ou Biológicas) e por um elenco diversificado de disciplinas optativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Ferreira Delgado
Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG
Publicado
10-08-2009
Como Citar
Delgado, A. F., Silva, A. H. da, Vieira, A. C. I., Oliveira, A. A. de, Filetti, E., Pereira, E. de O., Ferreira, E. P., Santos, F. P. dos, Martins, G. G., Campos, K. de O., Lucas, M., Almeida, M. J. O. de F., Moreira, M. B., Júnior, N. C., Araújo, P. C. V. de, Valério, R. C., Silva, R. L. B. R. da, Santos, W. A. dos, & Carrijo, A. da S. (2009). A reforma curricular do ensino médio no cepae. Revista Polyphonía, 16(2), 109-124. https://doi.org/10.5216/rp.v16i2.6874
Seção
Artigos