A formação humana na educação digital numa perspectiva moriniana

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, mjpgon@uft.edu.br
  • Haleks Marques Silva Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), Araguaína, Tocantins, Brasil, halekshms@hotmail.com
  • Lucia Gerbino Universidad de Alicante (UA), San Vicente del Raspeig, Alicante, Espanha, luciagerbino@yahoo.it
  • Jocyléia dos Santos Santana Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, jocyleia@uft.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67397

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo compreender a educação e tecnologias digitais em um contexto da pandemia, a partir dos operadores cognitivos do pensamento complexo propostos por Edgar Morin (2011,2015), apresentando os três princípios de religação da aprendizagem: o dialógico, o recursivo e o hologramático. Em relação a educação e tecnologias digitais são destacadas considerações sobre autores que fazem referência a este termo, tais como Leão(2020); Pires(2018) Santaella (2011); Schwab (2016,2018), considerando a educação e tecnologias digitais em um contexto de ensino e aprendizagem pode ser pensada juntamente com o pensamento complexo considerando que a nossa sociedade está em constante evolução e transformação.

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

DE PINHO, M. J. .; MARQUES SILVA, H. .; GERBINO, L. .; DOS SANTOS SANTANA, J. . A formação humana na educação digital numa perspectiva moriniana. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 154–164, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67397. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/67397. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social