Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida

Autores

  • Ettiène Guérios Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, ettiene@ufpr.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67393

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a prática pedagógica, vinculada a princípios educativos. Tem-se como pressuposto que a docência em matemática, em uma perspectiva de complexidade, pode colaborar para a promoção da autonomia, da cidadania e da justiça social. A abordagem teórica está assentada em dois eixos: educação para a cidadania, como processo educativo para a vida; educação matemática, como educação para a vida. O objeto de reflexão é a prática pedagógica em matemática de uma professora, em sua turma de 7ª ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Curitiba. A perspectiva da reflexão está assentada em ideias da complexidade e da transdisciplinaridade. A criatividade é o elemento articulador. Para tal, foram extraídas atividades por ela desenvolvidas e analisadas, sob o ponto de vista da criatividade didática e da perspicácia da docente, da criação ao desenvolvimento em sala de aula. Sob o ponto de vista dos alunos, foram analisadas as repercussões na aprendizagem matemática e educativa, na compreensão do mundo, em perspectiva planetária. Conclui-se com a defesa de que a aprendizagem conceitual de conteúdos curriculares e a formação educativa constituem um binômio em que uma significa a outra, que por sua vez, são pertinentes para uma escola criativa e transformadora.

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Publicado

19-01-2021

Como Citar

Guérios, E. . (2021). Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida. Revista Polyphonía, 32(1), 100–117. https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67393

Edição

Seção

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social