Entre o escrito e o lido, o vivido: o computador como ponte para participação social

Autores

  • Maria Carolina Branco Costa Professora de Educação Infantil da rede pública e privada de ensino.
  • Ana Lucia Horta Nogueira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, alhorta@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67104

Resumo

O artigo pautou-se na necessidade da instituição escolar (re)conhecer o aluno nativo digital, seus modos de operação dos instrumentos técnico-semióticos digitais e o que isso revela sobre seu desenvolvimento psíquico. A pesquisa participante, realizada em uma sala de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, objetivou analisar as possibilidades do uso do computador como recurso pedagógico no processo de alfabetização, refletindo sobre as repercussões deste instrumento para a atividade docente e discente, enfocando uma situação de prática pedagógica. A realização de uma unidade de leitura sobre um fato social contemporâneo e pesquisa discente colaborativa e orientada, resultou em um texto coletivo. Neste, os alunos puderam se colocar como sujeitos ativos frente aos acontecimentos de seu contexto histórico-cultural, fato que trouxe novos elementos para seu desenvolvimento cultural, ao mobilizar aspectos sociais e recursos tecnológicos. A análise sobre o desenvolvimento cultural infantil a partir da Psicologia Histórico-Cultural permitiu constatar significativa utilização das redes digitais pelas crianças, relacionadas ao lazer e comunicação, observando-se também o distanciamento frente aos fatos sociais de seu tempo. Na medida em que o uso do computador foi pedagogicamente orientado, os alunos experienciaram outros modos de operação, redimensionando suas possibilidades de atuação frente ao universo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

BRANCO COSTA, M. C.; HORTA NOGUEIRA, A. L. Entre o escrito e o lido, o vivido: o computador como ponte para participação social. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 194–206, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67104. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67104. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica