A aula de Língua Portuguesa como um espaço de promoção do letramento digital: uma proposta de trabalho com o gênero discursivo “meme”

Autores

  • Juliana Fogaça Sanches Simm Universidade Pitágoras (UNOPAR), Londrina, Paraná, Brasil, julianafogacasanches@gmail.com
  • Antonio Lemes Guerra Junior Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí, Paraná, Brasil, junior.guerra@hotmail.com
  • Ednéia de Cássia Santos Pinho Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, ediuel@yahoo.com.br
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes Universidade Pitágoras (UNOPAR), Londrina, Paraná, Brasil, elizanantes@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67101

Resumo

O objetivo deste artigo é ilustrar a possibilidade de mobilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, no âmbito do ensino de Língua Portuguesa, com vistas à promoção do letramento digital. Para isso, é apresentada uma proposta de trabalho, baseada na abordagem do gênero discursivo “meme”, em aulas voltadas a uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II. Metodologicamente, procedeu-se a uma observação assistemática das aulas conduzidas sob os fundamentos teóricos-metodológicos da Linguística Aplicada e sob o amparo das pesquisas recentes sobre as intersecções entre ensino e tecnologia. Os resultados alcançados apontam para a proficuidade da presença, na sala de aula, dos gêneros emergentes dos ambientes hipertextuais, uma vez que se percebe o maior engajamento dos estudantes nas atividades, bem como o desenvolvimento de sua postura crítica frente às práticas sociais contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

FOGAÇA SANCHES SIMM, J.; LEMES GUERRA JUNIOR, A.; DE CÁSSIA SANTOS PINHO, E.; SHEUER NANTES, E. A. A aula de Língua Portuguesa como um espaço de promoção do letramento digital: uma proposta de trabalho com o gênero discursivo “meme”. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 149–165, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67101. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica