A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola

Autores

  • Fabiane Lopes de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Louise Lima Universidade do Porto (FPCEUP)
  • Daniela Ferreira Universidade do Porto (FPCEUP)
  • Ariana Cosme Universidade do Porto (FPCEUP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940

Resumo

A formação de professores é um tema relevante dada a oportunidade de que os docentes desenvolvam e assumam um papel de transformação social pelo potencial de oferecer aos estudantes, por um lado, os subsídios para viver na sociedade e, por outro, possibilitar aprendizagens culturalmente significativas, sob a perspectiva de saberes necessários para seu futuro. Sob esta perspectiva assenta o desafio de uma formação transformadora, a partir da díade teoria e prática, no intuito de aprofundar as possibilidades pelas quais o conhecimento poderá ser construído – na lógica de uma prática pedagógica inovadora - e como os professores poderão contribuir com sua atuação docente na produção do conhecimento. O desenho de investigação assenta num estudo exploratório, na perspectiva do paradigma fenomenológico-interpretativo, cujos dados recolhidos tiveram como base a realização de entrevistas com duas formadoras de Portugal e duas formadoras de Curitiba, que corroboram com as questões no que diz respeito à formação de futuros professores. Importante frisar que a problemática apresentada diz respeito à configuração de uma formação, sob a intenção de relacionar as concessões da formação inicial com a reflexão sobre a ação prática e que no seu todo contribuem para a formação de professores. A análise das respostas das entrevistadas, sustenta a visão de que a formação inicial é salutar para que os futuros professores se vejam como transformadores sociais.

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Lopes de Oliveira, F. ., Lima, L. ., Ferreira, D., & Cosme, A. (2020). A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola. Revista Polyphonía, 31(1), 225–244. https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940

Edição

Seção

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social