As mídias sociais na prática do professor

  • Késsia Mileny de Paulo Moura
  • Luciele Oliveira de Carvalho

Resumo

As novas tecnologias digitais modificam não só a visão de mundo de seus usuários, mas também as suas habilidades cognitivas, instaurando novas relações sociais e formas de aprender. Este trabalho é sobre a utilização de mídias sociais, especificamente as redes sociais, em favor do processo de ensino-aprendizagem, e sobre como o professor se vale destas ferramentas em sua prática pedagógica. Por se constituir um espaço de interação e compartilhamento de informações e conhecimentos entre diferentes usuários, as redes sociais vêm se tornando cada vez mais significativas na vida das pessoas e uma prática bastante comum na sociedade tecnológica. Partindo desses enunciados, definiu-se como objetivo geral investigar a utilização das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem mais interativo e colaborativo. Para tanto, foram aplicados questionários com 45 alunos e realizada entrevista com uma professora de uma turma de ensino médio de uma escola particular de Imperatriz (MA). As possibilidades de ensino são multiplicadas quando se utilizam essas ferramentas digitais, e, com o estudo de caso, foi possível constatar a presença, a aceitação e o potencial da utilização das redes sociais no desenvolvimento de competências nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Késsia Mileny de Paulo Moura
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-PGIE/UFRGS.
Luciele Oliveira de Carvalho
Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão.
Publicado
19-08-2020
Como Citar
de Paulo Moura, K. M., & Oliveira de Carvalho, L. (2020). As mídias sociais na prática do professor. Revista Polyphonía, 30(2), 158-176. https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65111
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica