Aprendizagem de função quadrática: uma proposta com auxílio do software Geogebra

  • Samuel Lopes Cerqueira Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.
  • Rogério Fernando Pires Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção de ensino com o auxílio do software Geogebra para a aprendizagem de função quadrática no 9º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico foi pautado nas ideias da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval, no tocante à articulação entre diferentes formas de registros. A metodologia consiste na elaboração de uma proposta de intervenção de ensino, na qual se apresenta uma abordagem de função quadrática com o auxílio do software Geogebra, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Com isso, a proposta de intervenção visa um maior entendimento do conceito de função quadrática e a busca por uma apreensão global do conteúdo, a fim de que os estudantes possam dar prosseguimento aos seus estudos com um bom embasamento do conteúdo de função quadrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-08-2020
Como Citar
Lopes Cerqueira, S., Pires, R. F., & de Freitas Madruga, Z. E. (2020). Aprendizagem de função quadrática: uma proposta com auxílio do software Geogebra. Revista Polyphonía, 30(2), 138-157. https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65110
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica