Videoaulas e divulgação de conteúdos gramaticais para exames como o ENEM

  • João Vitor Bezerra Laurentino Professor de Língua Portuguesa da educação básica do estado da Paraíba
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Resumo

As tecnologias digitais contribuem cada vez mais no contexto educacional, por esta razão, o presente texto versa acerca de materiais didáticos desta natureza. Assim, expõe o tratamento dado aos conteúdos gramaticais de língua portuguesa em videoaulas recomendadas para o ENEM. Adotamos a pesquisa qualiquantitativa, a partir da netnografia. Os dados constam em três sites (https://canaldoensino.com.br/blog/; http://ensinomédiodigital.fgv.br/ e http:// mesalva.com/) e destacam a sintaxe como o conteúdo gramatical mais recorrente. Constatamos um tratamento que une diferentes mídias no processo de didatização. Em alguns casos identificamos a predominância do processo multimodal, e, em outros, do hipermodal. Por fim, observamos que, apesar de apresentarem tratamentos que utilizam recursos diferentes, permanece nelas a exposição gramatical e a exemplificação desenvolvidas a partir de frases isoladas, sinalizando a inserção em um paradigma tradicional do ensino de língua.

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Biografia do Autor

João Vitor Bezerra Laurentino, Professor de Língua Portuguesa da educação básica do estado da Paraíba
Graduado em Letras, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e professor de Língua Portuguesa da educação básica do estado da Paraíba.
Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Professora Doutora da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Publicado
19-08-2020
Como Citar
Bezerra Laurentino, J. V., & Miranda da Silva, W. (2020). Videoaulas e divulgação de conteúdos gramaticais para exames como o ENEM. Revista Polyphonía, 30(2), 76-95. https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65104
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica