A voz do professor acerca do uso das novas tecnologias nas escolas

  • Klever Corrente Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/DF.
  • Alcinéia de Souza Silva Secretaria Municipal de Educação de Formosa/GO

Resumo

O advento das novas tecnologias traz um novo paradigma técnico-econômico que impacta em diferentes esferas da vida social. Mas quais são as percepções e experiências dos professores em relação às novas tecnologias e ao trabalho pedagógico? Quais são os desafios impostos aos espaços educativos diante desse novo paradigma? Que reconfigurações precisam ocorrer nas escolas para atender às necessidades da sociedade tecnológica? Por que e como as novas tecnologias podem ser encaradas como potencializadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem? É na busca dessas respostas que este trabalho investiga e analisa a compreensão que professores têm sobre o uso das novas tecnologias nas escolas. A partir de uma pesquisa empírica com um grupo de professores de uma turma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Brasília, os resultados evidenciaram a importância da incorporação das novas tecnologias e de métodos apropriados para fazer frente às demandas do mundo midiático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klever Corrente Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/DF.
Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/DF.
Alcinéia de Souza Silva, Secretaria Municipal de Educação de Formosa/GO
Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília e Professora da Secretaria Municipal de Educação de Formosa/GO.
Publicado
19-08-2020
Como Citar
Corrente Silva, K., & de Souza Silva, A. (2020). A voz do professor acerca do uso das novas tecnologias nas escolas. Revista Polyphonía, 30(2), 49-62. https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65102
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica