El contexto histórico y cultural y su influencia en la alfabetización mediática

  • Isamélia Santos Guimarães Carvalho Doctoranda en Educación por la Facultad de Ciencias de la Educación – Universidad Autónoma de Barcelona
  • Juliana Guimarães Faria Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG)

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do contexto cultural e histórico na formação do sujeito e a construção de sua subjetividade, bem como sua influência no processo de alfabetização midiática e sua ação transformadora na sociedade. Incorpora os conceitos da psicologia socio-histórica e os postulados teóricos de Vygotsky. É um estudo teórico, baseado em Bock, Furtado e Teixeira (2002), Teixeira (2002), Vygotsky (1995), Hernández (2006), González Rey (1997), Tejedor y Perceval (2008) e Pérez Tornero (2000). Os conceitos se articulam a partir do processo de construção do conhecimento e da alfabetização midiática, tendo em conta a cultura deste novo contexto midiático e as demandas da sociedade contemporânea. Em conclusão, compreendemos que a “alfabetização midiática” é um conceito subjetivo que ultrapassa a dimensão técnica e operativa, envolvendo os aspectos cognitivos e metacognitivos do sujeito, assim como o contexto cultural no qual está inserido.

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Biografia do Autor

Isamélia Santos Guimarães Carvalho, Doctoranda en Educación por la Facultad de Ciencias de la Educación – Universidad Autónoma de Barcelona
Máster en Comunicación y Educación, por la Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) y Doctoranda en Educación por la Facultad de Ciencias de la Educación – Universidad Autónoma de Barcelona.
Juliana Guimarães Faria, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG)
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG).
Publicado
19-08-2020
Como Citar
Santos Guimarães Carvalho, I., & Guimarães Faria, J. (2020). El contexto histórico y cultural y su influencia en la alfabetización mediática. Revista Polyphonía, 30(2), 37-48. https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65101
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica