O cuidado de si na prática educativa: a resistência na sociedade da visibilidade
Resumo
O presente artigo discute a resistência produtiva para a Educação frente ao poder disperso exercido na sociedade contemporânea em suas práticas de controle e de busca por visibilidade. Para relacionar a educação ao tipo de relações de poder e resistência do presente, faz-se necessário o questionamento acerca da construção da ética: ela é resultado de práticas possibilitadas por exercícios do cuidado de si, da renúncia a si mesmo ou do conhecer-se? Assim, minha expectativa é poder situar as práticas escolares, que colocam a Educação a serviço dessa sociedade do espetáculo, e as relações de poder/resistência possibilitadas/impedidas pelos modos de subjetivação na produção do saber. Parto da questão: o que nós, professores, estamos fazendo de nós mesmos? Busco uma possível resposta no entendimento do que seja uma estética da existência.Downloads
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Publicado
27-04-2009
Como Citar
Sousa, K. M. de. (2009). O cuidado de si na prática educativa: a resistência na sociedade da visibilidade. Revista Polyphonía, 19(1), 93-109. https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6072
Edição
Seção
Artigos
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