Quem conta um conto… reconhecendo as potencialidades da contação de histórias para o ensino de ciências

  • Danielle Sales
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.
  • Giselle Rôças Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.

Resumo

A contação de histórias é um recurso didático lúdico, possibilitando que o ensino de ciências aconteça em suas várias dimensões. Assim, mais que uma breve história, as contações nos apontam caminhos, abrem um mundo de significados, fortalecendo nossos vínculos humanos, artísticos, sociais, educativos, culturais e afetivos. O objetivo da investigação foi compreender como a contação de histórias, enquanto recurso didático, contribui para as ações e práticas interdisciplinares no ensino de ciências. A análise dos resultados foi inspirada no método de análise das entrevistas narrativas apresentada por Muylaert et al. (2014), que entendem a narrativa como forma artesanal de comunicação, que transmite a experiência do entrevistado com determinada temática. A pesquisa realizada apresentou a abordagem interdisciplinar como amálgama para o ensino de ciências, utilizando as histórias como aporte de compreensão. Como resultado, observou-se a importância de se trabalhar com o ensino de ciências atrelado às demais disciplinas, de forma a dar significado aos elementos que são apresentados aos alunos. Desta forma, o pensar interdisciplinar transcende as paredes da escola, trazendo conteúdos de vivência do próprio aluno para a sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Sales
Mestranda em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.
Maylta Brandão dos Anjos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.
Doutora em Ciências Sociais. Docente do PROPEC/Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.
Giselle Rôças, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.
Doutora em Ecologia. Docente do PROPEC/Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. E-mail:
Publicado
30-08-2019
Como Citar
Sales, D., Anjos, M. B. dos, & Rôças, G. (2019). Quem conta um conto… reconhecendo as potencialidades da contação de histórias para o ensino de ciências. Revista Polyphonía, 30(1), 171-186. https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60201