Recursos educacionais abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular

  • Etiene Caroline Farias de Mello
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Este artigo traz a proposição de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação, objetivando demonstrar que esses recursos usados nos laboratórios de informática da escola podem ser promissores ao ensino de língua inglesa, fazendo reflexões sobre o uso, criação e compartilhamento de recursos educacionais abertos (REA), como incentivo à autoria, autonomia e colaboração entre alunos e professores. Utilizou-se da revisão bibliográfica para explorar o tema em questão, juntamente com a análise documental da BNCC para a elaboração das atividades. Conclui-se que incentivar os alunos a criarem REA, por meio do uso do computador e da internet, além de promover a pesquisa, é uma forma de despertar a criatividade por meio da autoria e da reflexão sobre o uso ético das informações disponíveis na internet. Palavras

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Biografia do Autor

Etiene Caroline Farias de Mello
Mestre em Ensino com área de concentração em Linguagens, Tecnologias e Cultura pela Unioeste (2018).
Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.
Publicado
30-08-2019
Como Citar
Mello, E. C. F. de, & Boscarioli, C. (2019). Recursos educacionais abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. Revista Polyphonía, 30(1), 120-132. https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60195
Seção
Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios