As dificuldades do ensino de Inglês na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de professores que atuam na área

  • Letícia Miranda Medeiros Rede Estadual do Rio de Janeiro
  • Helena Amaral da Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar, de forma geral, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o ensino de inglês para essa modalidade de ensino e, principalmente, refletir sobre os desafios de ensinar inglês em turmas da EJA. Foram ouvidos seis professores de Língua Inglesa da EJA, egressos da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), com o intuito de clarificar os principais dilemas que esses docentes enfrentam no cotidiano da sala de aula da EJA. Ficou evidente entre os professores participantes da pesquisa que, entre os dilemas da profissão, está o trabalho incessante na conscientização dos alunos sobre a importância do estudo dessa língua estrangeira. A docência nessa modalidade tem a função de fazer os estudantes perceberem e compreenderem o outro, as outras visões de mundo e as outras culturas, a fim de construir neles autoconfiança para tentar mudar sua própria realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Miranda Medeiros, Rede Estadual do Rio de Janeiro
Professora de Língua Inglesa da Rede Estadual do Rio de Janeiro.
Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Publicado
30-08-2019
Como Citar
Medeiros, L. M., & Fontoura, H. A. da. (2019). As dificuldades do ensino de Inglês na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de professores que atuam na área. Revista Polyphonía, 30(1). https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60192
Seção
Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios