Gênero discursivo biografia: uma proposta de sequência didática para o ensino de Espanhol

  • Mirielly Ferraça
  • Stanis David Lacowicz

Resumo

A partir de uma perspectiva de ensino-aprendizagem pautada nos gêneros discursivos (BAHKTIN, 2011) e na proposta modular de trabalho apresentada e desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), este artigo apresenta uma sequência didática para o ensino de língua espanhola a partir do gênero discursivo biografia. Destacamos que o trabalho com os gêneros discursivos possibilita ao aluno a) o conhecimento, reconhecimento e reprodução do gênero biografia, tendo em vista uma situação real de comunicação e como consequência do trabalho realizado em sala, a circulação efetiva da produção textual; b) a leitura de textos originais de língua espanhola, o trabalho com a língua, incluindo a gramática, mecanismos de linguagem e léxico; c) e o aprofundamento do conhecimento cultural. Ao longo do texto, desenvolvemos atividades de análise linguística e escritura, permitindo que os alunos possam compreender o gênero trabalhado de modo gradual, tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem.

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Biografia do Autor

Mirielly Ferraça
Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Stanis David Lacowicz
Doutorando do curso de pós-graduação em Letras da UFPR.
Publicado
30-08-2019
Como Citar
Ferraça, M., & Lacowicz, S. D. (2019). Gênero discursivo biografia: uma proposta de sequência didática para o ensino de Espanhol. Revista Polyphonía, 30(1), 13-30. https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60188
Seção
Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios