Gênero discursivo biografia: uma proposta de sequência didática para o ensino de Espanhol

Autores

  • Mirielly Ferraça
  • Stanis David Lacowicz

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60188

Resumo

A partir de uma perspectiva de ensino-aprendizagem pautada nos gêneros discursivos (BAHKTIN, 2011) e na proposta modular de trabalho apresentada e desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), este artigo apresenta uma sequência didática para o ensino de língua espanhola a partir do gênero discursivo biografia. Destacamos que o trabalho com os gêneros discursivos possibilita ao aluno a) o conhecimento, reconhecimento e reprodução do gênero biografia, tendo em vista uma situação real de comunicação e como consequência do trabalho realizado em sala, a circulação efetiva da produção textual; b) a leitura de textos originais de língua espanhola, o trabalho com a língua, incluindo a gramática, mecanismos de linguagem e léxico; c) e o aprofundamento do conhecimento cultural. Ao longo do texto, desenvolvemos atividades de análise linguística e escritura, permitindo que os alunos possam compreender o gênero trabalhado de modo gradual, tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem.

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Biografia do Autor

Mirielly Ferraça

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Stanis David Lacowicz

Doutorando do curso de pós-graduação em Letras da UFPR.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

FERRAÇA, M.; LACOWICZ, S. D. Gênero discursivo biografia: uma proposta de sequência didática para o ensino de Espanhol. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 13–30, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60188. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60188. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios