Refletindo sobre as funções da música nas escolas brasileiras de educação básica: contribuições de Adorno e Merriam

  • Thaís Lobosque Aquino EMAC/UFG
  • Monique Andries Nogueira Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ).

Resumo

O presente artigo intenta contribuir para o debate sobre as funções da música nas escolas de educação básica, tendo como pano de fundo as recentes modificações legais do sistema normativo educacional brasileiro. A busca pela efetiva presença da música, entendida enquanto campo do saber, tem gerado novas demandas por reflexões e discussões sobre aspectos basilares como seus significados e suas funções nas escolas de educação básica. Neste trabalho, emprega-se o procedimento da comparação (FREIRE, 2010), pela via da análise bibliográfica das contribuições de Merriam (1964) e, com especial ênfase, de Adorno (1975, 1993, 2011), de modo a trazer à baila outras possibilidades analíticas e epistemológicas para se pensar a educação musical escolar no Brasil.

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Biografia do Autor

Thaís Lobosque Aquino, EMAC/UFG
Doutora em Educação (UFRJ), Mestre em Música (UFG) e Mestre em Educação (UFG). Professora adjunta na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG).
Monique Andries Nogueira, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ).
Graduada em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Educação Artística pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Mestra em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ).
Publicado
08-02-2019
Como Citar
Aquino, T. L., & Nogueira, M. A. (2019). Refletindo sobre as funções da música nas escolas brasileiras de educação básica: contribuições de Adorno e Merriam. Revista Polyphonía, 29(2). https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57119