As artes circenses na Educação Física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade

  • Bruno Amaral Ramos Instituto Federal de Goiás
  • Alcir Horácio da Silva Cepae/UFG

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar de que forma as artes circenses podiam contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da expressão corporal dos alunos nas aulas de Educação Física. Esse estudo foi construído a partir de uma pesquisa de campo, do tipo participante e de natureza qualitativa, realizada com alunos do 3° ano do curso técnico integrado de informática para internet do Instituto Federal de Goiás – Formosa, onde desenvolvemos uma intervenção pedagógica durante um bimestre letivo e trabalhamos os seguintes conteúdos: malabarismo com bolinhas e flower stick, rola-rola e cordas. Os instrumentos para coleta de dados foram a observação estruturada, os relatórios das aulas e o questionário. Podemos afirmar, a partir desse estudo, que um bom planejamento, aliado aos aspectos históricos dessas artes, que possuem na sua essência a criatividade e a expressão corporal, bem como um bom processo de mediação, pautado no movimento de ação-reflexão-ação, possibilitou o desenvolvimento de uma Educação Física mais expressiva, criativa, crítica e humana. Desse modo, contribuímos para a formação integral dos alunos, pois a partir do processo de ensino aprendizagem das artes circenses, os alunos passaram a ter melhores condições objetivas para não reproduzirem alguns elementos da sociedade capitalista - competição, exploração, dominação, meritocracia, entre outros - que vem sendo historicamente materializados nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Amaral Ramos, Instituto Federal de Goiás
Graduado em Educação Física (UEG-ESEFFEGO), pós-graduado em Educação Física Escolar (UFG) mestre em Educação Básica (CEPAE-UFG), professor do Instituto Federal de Goiás (IFG).
Alcir Horácio da Silva, Cepae/UFG
Graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho-RJ. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG).
Publicado
08-02-2019
Como Citar
Ramos, B. A., & Silva, A. H. da. (2019). As artes circenses na Educação Física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade. Revista Polyphonía, 29(2). https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57117