Tecnologias da informação e comunicação (tics) e suas possibilidades de uso no ensino de língua portuguesa

  • Wéllia Pimentel Santos

Resumo

É de grande visibilidade que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) fazem parte da vida cotidiana dos alunos, contudo, perante este novo e mutável contexto, há novas exigências no que tange a modificações substanciais no cenário educacional. Do ponto de vista didático-pedagógico, existe uma gama de equipamentos eletrônicos disponível e pronta para inserir a tecnologia na educação, imbricando a questão dos multiletramentos. Todavia, a educação vem enfrentando inúmeros desafios, concernentes especialmente às suas práticas pedagógicas e sua estrutura curricular. Além disso, conta-se ainda com o desafio referente à forma de utilização desses equipamentos. Assim, a proposta dessa pesquisa será evidenciar a utilização das TICs a favor da aprendizagem, convergindo ao ensino de língua portuguesa. Para tanto, a metodologia aplicada ao trabalho se ateve a um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica, respaldando-se em literaturas científicas, trabalhos acadêmicos referenciados que tentam responder a tais reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wéllia Pimentel Santos
Doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Gênero pela Universidade de Salamanca / Espanha.
Publicado
08-02-2019
Como Citar
Santos, W. P. (2019). Tecnologias da informação e comunicação (tics) e suas possibilidades de uso no ensino de língua portuguesa. Revista Polyphonía, 29(2). https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57105
Seção
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem