Escola Sesc Pantanal: espaços e leitores no cotidiano Escolar

  • Lúcia Regina Silva de Oliveira
  • Jonê Carla Baião UERJ

Resumo

Este texto trata da organização de espaços leitores numa dinâmica de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola situada no Pantanal Matogrossense, a Escola Sesc Pantanal. Temos uma interlocução com Yunes (2011) e Silva (2005) e outros autores que nos provocam olhar para o que a escola tem proporcionado aos alunos, quais espaços estão sendo disponibilizados e legitimizados pela escola e por todos os envolvidos no processo de formação do leitor no dia a dia. Encontramos o canto de leitura, a biblioteca e outros espaços que se redimensionam a partir do olhar do professor e dos leitores em formação. A pesquisa permitiu vislumbrar o quanto a escola se organiza para proporcionar espaços leitores com a mediação da professora e quanto os alunos se apropriam desses espaços e conseguem dar um significado singular a partir de seus interesses de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Regina Silva de Oliveira
Mestre em Ensino do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - PPGEB - UERJ.
Jonê Carla Baião, UERJ
Professora adjunta CAp-UERJ e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - PPGEB.
Publicado
08-02-2019
Como Citar
Oliveira, L. R. S. de, & Baião, J. C. (2019). Escola Sesc Pantanal: espaços e leitores no cotidiano Escolar. Revista Polyphonía, 29(2). https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57104
Seção
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem