Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Maria de Fátima Teixeira Barreto Faculdade de Educação-UFG.
  • Telma Maria Santos de Faria Mota Cepae/UFG.
  • Beatriz Teles Valadão Rede Pública de Ensino em Hidrolândia (GO).

Resumo

Este estudo discute as relações existentes entre os letramentos em língua materna e em matemática. Tendo em vista o processo de letramento autônomo e ideológico, investigam-se possibilidades de desenvolvê-los de modo articulado à leitura de mundo, por meio de gêneros textuais, desde os primeiros anos de escolarização. Com o apoio de um estudo bibliográfico, elaborou-se e analisou-se um projeto de trabalho com o letramento para os anos iniciais do ensino fundamental. As atividades propostas foram avaliadas em sua possibilidade de contemplar a função social da linguagem, o gênero discursivo, as aprendizagens matemáticas e as experiências dos sujeitos. Como resultado, este estudo encaminha o leitor a refletir acerca da necessidade e da possibilidade de convergência entre o trabalho com matemática e o trabalho com língua materna. Essa ligação ajudaria os estudantes a desenvolver o conhecimento de si mesmos e do mundo, ampliando olhares sobre as formas de nele atuar, de modo a contribuir para sua melhoria e também da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Teixeira Barreto, Faculdade de Educação-UFG.
Graduada em Pedagogia (FE-UFG); mestra e doutora em Educação Matemática (Unesp, Rio Claro); professora de Fundamentos de Educação Matemática na Faculdade de Educação-UFG.
Telma Maria Santos de Faria Mota, Cepae/UFG.
Graduada em Letras (FL-UFG); mestra em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-Cepae-UFG); professora aposentada (Cepae-UFG).
Beatriz Teles Valadão, Rede Pública de Ensino em Hidrolândia (GO).
Graduada em Pedagogia (FE-UFG); especialista em Fundamentos da Educação Infantil e Anos Iniciais (FaSeM); professora no Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino em Hidrolândia (GO).
Publicado
02-05-2018
Como Citar
Barreto, M. de F. T., Mota, T. M. S. de F., & Valadão, B. T. (2018). Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Polyphonía, 28(2). https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52776
Seção
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade