Aprender com modelagem e tecnologias digitais: um relato no 1º ano do ensino médio

  • Silvana Costa Silva Instituto Federal da Bahia (IFBA), Câmpus Vitória da Conquista.
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga PPGEM da UESC.

Resumo

Este artigo apresenta relato de atividades desenvolvidas em duas turmas do 1° ano do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que visavam à produção de videodocumentários. As práticas objetivaram promover a integração do conteúdo programático da unidade com temas externos à Matemática. O levantamento de informações ocorreu mediante pesquisas na internet, livros didáticos, entre outros. A análise das atividades descritas tiveram como aporte as ideias do aprender com modelagem, de Madruga (2016), e das perfomances matemáticas digitais (Scucuglia; Gadanidis, 2013). Os resultados evidenciaram maior interesse dos alunos em participar de ações dessa natureza, despertando neles a criatividade por intermédio da comunicação de ideias matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Costa Silva, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Câmpus Vitória da Conquista.
Licenciada em Matemática. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Mestranda do PPGEM da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Área de atuação em Matemática. Docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Câmpus Vitória da Conquista.
Zulma Elizabete de Freitas Madruga, PPGEM da UESC.
Licenciada em Matemática e Pedagogia. Especialista em Educação Matemática e Educação com ênfase em Gestão de Polos. Mestra e Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Atua na área de Educação Matemática. Docente do PPGEM da UESC.
Publicado
02-05-2018
Como Citar
Silva, S. C., & Madruga, Z. E. de F. (2018). Aprender com modelagem e tecnologias digitais: um relato no 1º ano do ensino médio. Revista Polyphonía, 28(2). https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52775
Seção
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade