Estatística e Literatura: um projeto interdisciplinar sobre migrações e diversidade cultural
Resumo
Não é possível dissociar os temas “diversidade cultural” e “migrações internas e externas” da formação do povo brasileiro. Tendo em mente essa premissa e experiências anteriores de trabalho em conjunto, dois professores – um de Matemática e uma de Língua Portuguesa – ministraram aulas simultaneamente, com uma frequência semanal de duas aulas de cinquenta minutos cada uma, para duas turmas de alunos de terceira série do ensino médio, compartilhando o mesmo espaço físico e explorando intersecções entre as respectivas disciplinas. Ambos elaboraram um projeto interdisciplinar que abarcou os temas “migrações internas e externas”. Estudos sobre Estatística, Literatura do Modernismo Brasileiro e sobre o gênero textual “relato” foram realizados nas aulas e culminaram em um produto final, que foi dividido em dois dias não consecutivos: no primeiro, foram apresentados uma dança circular, um painel sobre Estatística e uma premiação para os alunos que escreveram os melhores relatos sobre migrações internas e externas; no segundo dia, apresentou-se um painel contendo dados estatísticos sobre assuntos escolhidos pelos próprios alunos. O objetivo maior do trabalho foi explorar as intersecções entre os componentes curriculares acima, considerados tão diferentes, embora complementares. Os temas transversais Ética e Valores, e a importância da diversidade cultural de nosso país foram explorados durante todo o processo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
02-05-2018
Como Citar
Giordano, C. C., & Miyaji, R. G. (2018). Estatística e Literatura: um projeto interdisciplinar sobre migrações e diversidade cultural. Revista Polyphonía, 28(2). https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52771
Seção
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade
Política de direitos autorais (acesso livre).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).