¿Cómo puede la tecnología contribuir a la integración de alumnos con necesidades especiales a la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en aulas inclusivas?

  • Núria Rosich Sala Universidad de Barcelona.

Resumo

Os avanços tecnológicos e em especial os digitais, tem contribuído de forma importante no ensino e aprendizagem da matemática. O uso da tecnologia não é novo, há muito tempo, a utilização das “calculadoras” já havia sido incorporada nas salas de aula. Posteriormente, com o desenvolvimento dos ambientes digitais, favoreceu-se a criação de software específico, para o aluno sem alguma necessidade educativa especial. A criação de programas concretos e de aplicação para alunos com necessidades educativas especiais inseridos em salas de aula inclusivas ocorreram muito mais recente. Entres os diversos software que podemos encontrar para estes alunos podemos citar: cibervoz, infovox etc., para alunos cegos. Apresentamos, aqui, a rápida evolução que tem experimentado a criação e o uso das chamadas “novas tecnologias” TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ensino e aprendizagem da matemática nos níveis obrigatórios em aulas inclusivas. Mostraremos também como nosso grupo tem evoluído na inserção das novas metodologias para aulas inclusivas. E de igual forma exporemos as distintas investigações que realizamos com os ambientes de aprendizagem digital para alunos com necessidades especiais (surdos, cegos etc.) e que nos mostraram a eficácia deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núria Rosich Sala, Universidad de Barcelona.
Doctora en Ciencias Matemáticas por la Universidad de Barcelona. Professora de Didáctica de las Matemáticas, Departamento de Didáctica de C. Experimentales y la Matemática, Universidad de Barcelona.
Publicado
02-05-2018
Como Citar
Sala, N. R. (2018). ¿Cómo puede la tecnología contribuir a la integración de alumnos con necesidades especiales a la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en aulas inclusivas?. Revista Polyphonía, 28(2). https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52746
Seção
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade