A recontextualização pedagógica para o uso de recursos audiovisuais no ensino de Ciências

  • Mariana dos Santos Ribeiro Alves Professora de Biologia da rede privada de ensino
  • Maylta Brandão dos Anjos

Resumo

A tecnologia quando integrada ao ensino-aprendizagem constitui uma estratégia interessante à prática pedagógica. O uso de recursos audiovisuais (RAV) em ambiente de sala de aula auxilia as percepções da ciência e de seus desdobramentos, além dos aspectos ilustrativos, informativos e motivacionais. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a utilização de RAV no ensino de Ciências e o processo de recontextualização pedagógica de Bernstein, buscando estabelecer um paralelo entre os temas. São abordados os três contextos do discurso que envolvem a produção, reprodução e relocação, considerando que a ordem social e a distribuição de poder influenciam diretamente as relações pedagógicas. Identificando a presença de códigos nos RAV e a abrangência dos conceitos de classificação e enquadramento da Teoria de Bernstein, é possível avaliar o uso desses materiais em sala de aula de Ciências. Como os audiovisuais não são essencialmente produzidos com fins didáticos, mas regidos por outros discursos, é necessária uma adaptação à exibição desses materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana dos Santos Ribeiro Alves, Professora de Biologia da rede privada de ensino
Professora de Biologia da rede privada de ensino com licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é aluna do mestrado acadêmico de Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Maylta Brandão dos Anjos
Doutora e mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Diretora de Ensino do Câmpus Mesquita do IFRJ.
Publicado
21-12-2016
Como Citar
Ribeiro Alves, M. dos S., & Anjos, M. B. dos. (2016). A recontextualização pedagógica para o uso de recursos audiovisuais no ensino de Ciências. Revista Polyphonía, 27(2), 261-279. https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44729