Diálogos entre Geografia e Literatura nas salas de aula da Educação Básica

  • Helaine da Costa Braga Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre os elos entre a Geografia e a Literatura e propõe a inter-relação das duas linguagens como modo de enriquecer as leituras do espaço geográfico nas salas de aula da Educação Básica. É possível encontrar, nas diversas modalidades literárias – poemas, romances, crônicas, contos –, representações do mundo vivido. Por meio de narrativas do cotidiano, simbolização da cultura dos lugares e paisagens e alusão a elementos da natureza, a linguagem subjetiva da Literatura pode aguçar a sensibilidade e o imaginário dos alunos e potencializar o conhecimento geográfico. A concepção de que a Literatura dialoga bem com a Geografia é o viés para que os professores de Geografia Escolar desenvolvam propostas interdisciplinares. Propostas que, ao buscar contextualizar e significar os conhecimentos da Geografia Escolar, contemplem textos literários nos quais os conteúdos e cenários tenham relação com o mundo vivido dos alunos. Nesta perspectiva, desvelar diferentes aspectos das sociedades, das paisagens e dos modos de existir humano em obras literárias pode trazer importantes contribuições para o ensino-aprendizado da Geografia Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helaine da Costa Braga, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás.
Publicado
21-12-2016
Como Citar
Braga, H. da C. (2016). Diálogos entre Geografia e Literatura nas salas de aula da Educação Básica. Revista Polyphonía, 27(2), 247-260. https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44728