Ensino de dança e o desenvolvimento do potencial criativo

  • Marina Gonçalves Barbieri Ferrari Leciona Dança no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – Cepae/UFG.

Resumo

Com cinco questões baseadas em cinco eixos temáticos que desafiam o leitor sobre o tema “Ensino de Dança na Escola e o Desenvolvimento do Potencial Criativo”, o presente artigo pretende somar conteúdos de pesquisa no ensino de Dança na educação básica brasileira, ponderando os resultados e relatos de aplicações destas possibilidades metodológicas no Brasil. Os objetivos foram promover a reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento do potencial criativo no ensino de Dança por meio de processos metodológicos de ensino que contemplem a criação e a técnica da prática de Dança no ensino formal. O método utilizado foi através das Questões: 1 – Como a Dança pode ser aplicada em processos de aprendizagem na Educação Básica – Ensino Formal? (Eixo: Dança e Educação); 2 – Quais possibilidades metodológicas em Dança que fomentam o potencial criativo? (Eixo: Desenvolvimento do Potencial Criativo); 3 – Como uma aula de Dança pode efetivamente desenvolver o potencial criativo? (Eixo: A Aula de Dança na Escola – Criatividade e Expressão); 4 – O que posso apresentar como resultados de experiências em ensino de Dança? (Eixo: Comprovando a Prática: Resultados); e 5 – O que posso relatar sobre 20 anos de carreira como Licenciada em Dança? (Eixo: Considerações Finais).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Gonçalves Barbieri Ferrari, Leciona Dança no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – Cepae/UFG.
Mestre em Artes/Dança, Bacharel em Dança e Licenciada em Dança pela Unicamp. Atualmente leciona Dança no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – Cepae/UFG.
Publicado
21-12-2016
Como Citar
Barbieri Ferrari, M. G. (2016). Ensino de dança e o desenvolvimento do potencial criativo. Revista Polyphonía, 27(2), 97-111. https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44700
Seção
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias