A Performance Cultural da “Cinderela” no filme produzido pela Walt Disney Pictures (2015). (Re)interpretações no cotidiano dos estudantes do sexto ano do Cepae/UFG e de uma escola particular em Goiânia – Goiás

  • Hellen Cristine S. Garcez Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UFG – Câmpus Samambaia - Goiânia, Goiás.
  • Lorrana Laurence de Araujo Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UFG – Câmpus Samambaia - Goiânia, Goiás.
  • Sainy Coelho Borges Veloso Professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG).

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões sobre o Conto de Fada Cinderela no filme produzido pela Walt Disney Pictures (2015). O trabalho foi realizado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) e numa Escola Particular em Goiânia – Goiás e teve caráter qualitativo. Nesses espaços de ensino, vivenciamos situações para além da sala de aula. A vida dos estudantes permanecia presente e refletida nas ações e discussões, escolhas e conflitos, pensando e refletindo o seu lugar no mundo, o lugar de seu grupo social e, sobretudo a sua vivência, a relação com o outro e uma provável analogia com um processo contínuo e dinâmico que será (re)construído no decorrer da vida. O trabalho teve também como objetivo, conhecer a estrutura social, econômica, cultural, familiar e política na qual estão inseridos os estudantes envolvidos na pesquisa, permeando as dimensões cognitivas. Além de dialogar numa aplicabilidade como recurso didático e pedagógico, no Ensino de Artes Visuais, da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Cristine S. Garcez, Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UFG – Câmpus Samambaia - Goiânia, Goiás.
Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UFG – Câmpus Samambaia - Goiânia, Goiás.
Lorrana Laurence de Araujo, Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UFG – Câmpus Samambaia - Goiânia, Goiás.
Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UFG – Câmpus Samambaia - Goiânia, Goiás.
Sainy Coelho Borges Veloso, Professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG).
Graduada em Educação Artística pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, com especialização em Linguagens Artísticas e Educação (1991); mestrado em Artes (1998); doutorado em História Cultural (2008) pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em Cultura y Sociedad na Universidad de San Martín, em Buenos Aires. Atualmente é professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG).
Publicado
21-12-2016
Como Citar
S. Garcez, H. C., Araujo, L. L. de, & Borges Veloso, S. C. (2016). A Performance Cultural da “Cinderela” no filme produzido pela Walt Disney Pictures (2015). (Re)interpretações no cotidiano dos estudantes do sexto ano do Cepae/UFG e de uma escola particular em Goiânia – Goiás. Revista Polyphonía, 27(2), 55-70. https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44695
Seção
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias