Quando a metodologia é a poética: experiências formativas na disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais

  • Noeli Batista dos Santos Professora Assistente na Faculdade de Artes Visuais/UFG.

Resumo

O presente artigo compartilha o relato de experiência do processo metodológico desenvolvido no decurso da disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais V, do curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade presencial, da Faculdade de Artes Visuais da UFG, no segundo semestre do ano letivo de 2015. No decorrer da disciplina, foi proposto ao grupo de estudantes o desenvolvimento de projetos de ensino tendo como fio condutor a proposta metodológica denominada Jogo da Poética. Neste exercício reflexivo, por meio da análise processual e, também, dos relatórios finais dos projetos desenvolvidos pelos grupos, observou-se posturas dialógicas em relação às dimensões pedagógica, sociocultural e institucional dos espaços de imersão. Da mesma forma, temas, conteúdos, linguagens artísticas e formas de compartilhamento foram construídas em grupo por meio de uma escuta sensível aos parceiros – docentes regentes, estudantes e colegas de disciplina – nos espaços escolhidos, que durante todo o processo desafiaram e motivaram o coletivo descrito no desejo à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noeli Batista dos Santos, Professora Assistente na Faculdade de Artes Visuais/UFG.
Doutoranda em Educação pela UnB. Mestre em Cultura Visual pela UFG. Licenciada em Artes Visuais e Bacharel em Design Gráfico. Professora Assistente na Faculdade de Artes Visuais/UFG.
Publicado
21-12-2016
Como Citar
Santos, N. B. dos. (2016). Quando a metodologia é a poética: experiências formativas na disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais. Revista Polyphonía, 27(2), 41-53. https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44694
Seção
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias