Formação ética de professores do Atendimento Educacional Especializado na perspectiva histórico-cultural

  • Márcia Cristina Machado Oliveira Santos
  • Almiro Schulz Universidade Federal de Goiás

Resumo

Esse artigo fundamenta-se em uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), que buscou apreender possibilidades, limites, ações e funções da formação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), bem como as contribuições do saber filosófico para a formação ética, identificando como esse saber permeia a prática pedagógica desse grupo de professores. Para atender a esses objetivos, foram utilizados os conceitos de Ética, em Kant, e de Defectologia, em Vygotsky, e também as leis que regem a Educação Especial no Brasil. A ética, a formação docente e a inclusão são assuntos atuais, devendo-se considerar como eles pertencem ao processo da formação e prática docente, que requer atitudes, decisões e ações que têm implicações éticas. Esses professores indicaram os valores éticos presentes no seu trabalho, destacando o respeito às diferenças, ao aluno, à família, à cultura e à deficiência e a responsabilidade e o comprometimento envolvidos. Enfatizando, portanto, a ética como inclusão, como reconhecimento do aluno enquanto sujeito constituído de desejos, necessidades, potencialidades e limites, e a não valorização da deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Machado Oliveira Santos
Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Ensino na Educação Básica no CEPAE-UFG.
Almiro Schulz, Universidade Federal de Goiás
Teólogo, Filósofo, Mestre em Filosofia e Doutor em Educação. Professor efetivo e orientador pela Universidade Federal de Goiás na Faculdade de Filosofia e no Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE). Educação Básica (CEPAE).
Publicado
27-09-2016
Como Citar
Machado Oliveira Santos, M. C., & Schulz, A. (2016). Formação ética de professores do Atendimento Educacional Especializado na perspectiva histórico-cultural. Revista Polyphonía, 28(1), 81-95. https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43450
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!