Educação inclusiva: atendimento educacional no Hospital de Reabilitação e Readaptação CRER em Goiânia

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira UFG
  • Antônio Alves dos Santos
  • Uyara Soares Cavalcanti Teixeira
  • Cleomar de Sousa Rocha
  • Nelson Filice de Barros

Resumo

O artigo propõe realizar um estudo acerca do atendimento educacional hospitalar, foco da política da classe hospitalar do MEC, e do atendimento educacional especializado, foco da política de educação especial do MEC, realizados no hospital de reabilitação e readaptação Crer. Utiliza-se como metodologia uma pesquisa transversal, exploratória e de base qualitativa, valendo-se de observações participantes e entrevistas semiestruturadas com duas professoras da Seduce, lotadas no Naeh, que realizam atendimentos pedagógicos no Crer. Enquanto resultado, o estudo apresenta os processos pedagógicos, a organização do ensino no referido hospital, a estrutura disponibilizada e a percepção das educadoras quanto ao trabalho desenvolvido na instituição. Em termos de conclusão, o estudo mostra a importância do trabalho pedagógico realizado e enfatiza a necessidade de formação para atuação nas classes hospitalares.

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Biografia do Autor

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, UFG
Faculdade de Educação e Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás.
Antônio Alves dos Santos
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
Uyara Soares Cavalcanti Teixeira
Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás.
Cleomar de Sousa Rocha
Programa Avançado de Culturas Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nelson Filice de Barros
Faculdade de Ciências Médicas e Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Campinas -SP.
Publicado
27-09-2016
Como Citar
Gonçalves Teixeira, R. A., Santos, A. A. dos, Cavalcanti Teixeira, U. S., Rocha, C. de S., & Barros, N. F. de. (2016). Educação inclusiva: atendimento educacional no Hospital de Reabilitação e Readaptação CRER em Goiânia. Revista Polyphonía, 28(1), 65-79. https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43448
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!