Política de acessibilidade na Universidade Federal de Goiás: construção do documento

  • Vanessa Helena Santana Dalla Dea Prograd/UFG
  • Cleomar de Sousa Rocha MediaLab/UFG

Resumo

A inclusão e permanência de discentes com deficiência no ensino superior é um desafio que requer das instituições uma política específica que considere todas as dimensões da acessibilidade. Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de escrita e os eixos da política de acessibilidade da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma investigação qualitativa e descritiva, realizada na perspectiva de estudo de caso. Descritiva, no que diz respeito aos passos e etapas que constituíram a base de escrita do documento; qualitativa, na aproximação crítica do seu resultado. Como conclusão, o artigo aponta para os oito eixos com metas e ações diversas que espelham a complexidade das relações de pessoas com deficiência no espaço e vida universitária.

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Biografia do Autor

Vanessa Helena Santana Dalla Dea, Prograd/UFG
Doutora em Educação Física, Adaptação e Saúde pela Unicamp. Diretora do Núcleo de Acessibilidade da Prograd/UFG e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica Cepae/UFG.
Cleomar de Sousa Rocha, MediaLab/UFG
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Coordenador do MediaLab/UFG.
Publicado
27-09-2016
Como Citar
Santana Dalla Dea, V. H., & Rocha, C. de S. (2016). Política de acessibilidade na Universidade Federal de Goiás: construção do documento. Revista Polyphonía, 28(1), 45-63. https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43447
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!